2ª Feira de Ciências e Tecnologia começa nesta segunda-feira

Evento vai até dia 20 com oficinas, palestras, minicursos, Inova Day e Mostra Científica com trabalhos desenvolvidos em 27 instituições de ensino da região

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/10/2023
Horário 11:00
Foto: Cedida
Em 2022, a 1ª edição da Feira, reuniu centenas de estudantes e professores de todos os níveis de ensino da região; este ano, tema central é desenvolvimento sustentável
Em 2022, a 1ª edição da Feira, reuniu centenas de estudantes e professores de todos os níveis de ensino da região; este ano, tema central é desenvolvimento sustentável

Começa nesta segunda-feira a 2ª Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista. O evento vai até o dia 20 de outubro com palestras, oficinas, minicursos, visitas técnicas, mesas-redondas, noites de observação, Inova Day e atividades culturais. Tudo gratuito e distribuído em diversos locais na cidade conforme a programação geral disponível no site oficial do evento (www.fctoestepaulista.com.br).

Esta é a segunda edição da Feira de Ciências e Tecnologia em Presidente Prudente. “O evento faz parte da proposta do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) que, neste período, promove ações em todo o país, chamando a atenção sobre a importância da ciência, que existe para encontrar respostas para os problemas, além de cuidar e melhorar a vida das pessoas”, explica o professor Valdemiro Pereira de Carvalho Junior, da FCT Unesp e da comissão organizadora.

A 2ª Feira de Ciências e Tecnologias do Oeste é organizada pela FCT Unesp, mas também conta com mais dez instituições parceiras como Inova Prudente, Etec (Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, Profa. Carmelina Barbosa - Dracena e Prof. Adolpho Arruda Mello - Presidente Prudente), Senai, Sesi, Unoeste, Toledo, Fatec de Presidente Prudente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (campus de Presidente Prudente e Presidente Epitácio), Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente e Prefeitura de Presidente Prudente. O evento também tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o professor Valdemiro, há um propósito importante na feira, que é auxiliar os jovens na tomada de decisão para as profissões futuras com o aumento da divulgação de cursos disponíveis nas instituições de ensino de Presidente Prudente e região. “A feira busca disseminar as carreiras científicas, juntamente com uma visão ampla sobre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho”, explica.

 

PROGRAMAÇÃO

A abertura da feira (16) será às 14h, no auditório V da FCT Unesp com a palestra do empresário e criador de conteúdo, Alexandre Mainardi, CEO da Nuvem UAV, empresa fabricante de drones em Presidente Prudente. Na sequência, os participantes poderão vivenciar o Tour Unesp, com paradas no centro de ciências, biblioteca, laboratórios de química, computação e geologia.

Nos dias 17 e 18 a programação prevê oficinas, minicursos e mesas-redondas, em diversos horários, tanto na FCT Unesp como nas instituições parceiras da feira (veja a programação aqui).

Para o dia 19/10 está marcado o Inova Day, das 8h30 às 21h. Entre as atividades, estão inclusas exposição de produtos sustentáveis, turnê espaço maker, laboratórios de realidade virtual e aumentada, laboratórios de Química, Física e Biologia, estúdio de Podcast, atividades de robótica, decolagem de drone e fotografia digital.

 

MOSTRA CIENTÍFICA

Para o dia 20 de outubro está prevista a Mostra Científica da II Feira de Ciências e Tecnologia, no Centro Cultural Matarazzo, a partir das 8h, com diversos eventos paralelos, especialmente na área artística e praça de alimentação.

Ao todo, 27 instituições de ensino vão apresentar trabalhos na Mostra Científica. São mais de 90 projetos inscritos, com a participação de mais de 320 estudantes e 60 professores nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens e Desafios Matemáticos. Os melhores trabalhos em cada categoria serão premiados, assim como a instituição que mais inscreveu projetos para serem apresentados.

Para o professor doutor Thadeu Spósito, da Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo – Colégio Agrícola, o evento promove o desenvolvimento e a criatividade. “Isso desperta no nosso aluno a capacidade investigativa, criando assim um olhar para pesquisa não somente dentro da escola, mas ampliando horizontes e mostrando a esses jovens que a extensão também faz parte da sua formação.”

 

Serviço

Todas as informações sobre a 2ª Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista podem ser acessadas pelo site específico do evento: www.fctoestepaulista.com.br

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também