2 unidades de Prudente são finalistas no Enetec

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 27/10/2017
Horário 12:08

Hoje ocorre, em Presidente Prudente, o Enetec 2017: 9º Encontro Nacional de Educação Tecnológica, no Teatro Universitário César Cava. Desta vez, de forma inédita, duas instituições de ensino do município estão entre as finalistas dos concursos. Pelo 14º Concurso Nacional Visual Class, a Escola Municipal Rosana Lebrão, do Residencial Maré Mansa, busca o prêmio com um trabalho audiovisual a respeito do centenário de Prudente. Já a Escola Estadual Miguel Omar Barreto, do Parque Shiraiwa, apresenta um trabalho sobre gravidez na adolescência, no 11º Concurso Internacional Visual Class. Com participação gratuita da comunidade, os organizadores do evento esperam que cerca de 500 pessoas prestigiem o evento.

Pelo menos é o que estima o presidente da comissão organizadora, Celso Tatizana. Ainda de acordo com ele, o evento é voltado para secretários de Educação, diretores, coordenadores pedagógicos, professores, além de alunos interessados em tecnologia na educação. Sobre as escolas concorrentes, ele ressalta que, no caso da escola Rosana Lebrão, a chance de premiação é “muito grande e vem com força total para representar o município”.

No caso da Miguel Omar Barreto, Celso Tatizana lembra que é a primeira vez que uma instituição de ensino estadual participa do concurso. No 11º Concurso Internacional Visual Class, um dos concorrentes de Prudente é um grupo de angolanos, que desenvolveu um trabalho sobre educação financeira, tema do Enetec deste ano. “O trabalho que representa a Angola é um dos seis finalistas candidatos à premiação, mas a sua participação ainda é questionada, pois a escola sul-africana estava atrás de recursos para viabilizar a viagem”, completa.

Como dito pelo presidente, a escola estadual possui mais cinco concorrentes. Já a instituição municipal encara outros quatro competidores do Brasil todo. No que se refere à premiação, todos receberam medalhas e troféus, além disso, “os três primeiros colocados de cada concurso ganharão lousa digital e livros sobre educação financeira”, destaca Celso. Na ocasião, também ocorre a premiação do 9º Concurso Nacional Professor Multimídia, com dez trabalhos classificados para a final, no entanto, Presidente Prudente não possui representantes.

 

Tema

Neste ano, a temática do evento será “Educação financeira nas escolas”, pois, conforme o presidente da comissão, reflete a situação do país em 2017, assim como foi no ano passado, que tinha o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, como zika vírus e chikungunya, que fez diversas vítimas em 2016. O assunto será tratado pelo presidente da DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar), Reinaldo Domingos, criador de tal metodologia.

 

Inscrições

Para prestigiar a cerimônia, Celso orienta que é necessário realizar inscrição pelo site www.class.com.br, ou pelo telefone 3916-7800. No entanto, a ação é válida para garantir um acento no teatro. De modo geral, a participação do público é aberta e gratuita.

 

PROGRAMAÇÃO

8h - Credenciamento (obrigatório);

8h30 às 8h45 – Abertura;

8h45 às 09h45h - Palestra “Educação financeira nas escolas”, com Reinaldo Domingos, presidente da DSOP;

9h45h às 10h15 – 14º Concurso Nacional Visual Class;

10h15 às 10h30 - Premiação do 9º Concurso Nacional Professor Multimídia;

10h30 às 11h30 – 11º Concurso Internacional Visual Class;

11h30 às 12h30 - Cerimônia de premiação dos alunos;

15h às 18h - Oficina de educação financeira da DSOP, com a diretora Ana Rosa Vilches.

Fonte: Organização do Enetec

Publicidade

Veja também