20 pessoas aguardam por transplante de rim em PP

As informações foram transmitidas pela atual secretária e uma das fundadoras do Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico), de Presidente Prudente, Sumaia Cristina Zahara Zakir Pereira, durante o 1º Fórum Municipal da Pessoa com Insuficiência Renal Crônica e Transplantada.

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 17/04/2015
Horário 10:29
 

Presidente Prudente conta com 20 pessoas na fila de espera para o transplante de rim. Em 2014, oito pacientes passaram pelo procedimento, realizado no próprio município. Atualmente, cerca de 300 pacientes da região fazem, nos dois centros de hemodiálise da cidade – um na Santa Casa de Misericórdia (por volta de 120 pessoas) e no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo (cerca de 180 pacientes) – tratamento, três vezes por semana, em média de 4 horas. Além disso, a região conta com, aproximadamente, 700 pessoas em procedimentos, como medicação e alimentação, para não precisar fazer o tratamento no aparelho de hemodiálise. Outras 40 pessoas ainda fazem o tratamento dialítico, ou seja, em casa.

As informações foram transmitidas pela atual secretária e uma das fundadoras do Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico), de Presidente Prudente, Sumaia Cristina Zahara Zakir Pereira, durante o 1º Fórum Municipal da Pessoa com Insuficiência Renal Crônica e Transplantada. O evento ocorreu na manhã de ontem, no Centro Cultural Matarazzo, e reuniu em torno de 300 pessoas, entre representantes de associações, entidades, dos poderes Legislativo e Executivo, de pacientes, da Polícia Militar, MPE (Ministério Público Estadual) e demais pessoas da sociedade, tanto de Prudente quanto da região.

De acordo com Pereira, o encontro objetiva informar a sociedade sobre o que é a doença, os canais de tratamento, as ações, disponibilidade de apoio ao paciente, direitos dos doentes (neste casos, entre outros, a atendimento prioritário na rede de saúde, isenção de Imposto de Renda), e demais temas que envolvem a doença e a rotina de quem tem o problema renal, desde o tratamento até os casos de transplante.

A fundadora esclarece que ainda não existe uma política pública especificamente ao paciente com insuficiência renal crônica, desta forma, a necessidade e importância em promover o encontro. "É um momento de esclarecimentos, bate-papo, orientação e o depoimento de pessoas que convivem com a patologia e aqueles que já realizaram o transplante do órgão".

Neste aspecto, Pereira ressalta a importância em se falar, motivar e promover as ações de doação, já que, "assim como os pacientes que aguardam pelo transplante de rim, outros muitos esperam por outros órgãos".

 

Depoimentos

Além dos profissionais que palestraram sobre nutrição, políticas de humanização, sobre os aspectos da doença renal crônica, e demais assuntos que envolvem a patologia, pacientes em tratamento e que já passaram pelo transplante de rim, prestaram seu depoimento aos presentes.

Em tratamento há cinco anos, Alisson Alves Arqueti, 39, explica que a insuficiência renal surgiu em decorrência da diabete. Ele, que aguarda pelo transplante de rim e pâncreas, esclarece que, após descobrir a enfermidade, sua rotina mudou bastante e que, para ele, o mais difícil foi a adaptação alimentar. Porém, pontua que a pessoa deve se manter otimista e enfrentar o problema.

Sobre o Fórum, Arqueti diz que é algo "muito válido", pois possibilita informar toda sociedade sobre como é o dia a dia do paciente renal e, juntos, discutirem ações para o setor.

Também presente para dar seu depoimento de vida, Ednel dos Santos Gonçalves, 36, sabe muito bem todo o caminho que o paciente percorre: a descoberta da doença, os tratamentos e o transplante. Ele – que há quatro anos recebeu o órgão, após esperar por sete anos – acrescenta que as pessoas devem se manter firmes, ter força e nunca desistir de viver. "Uma hora as coisas vão melhorar, basta acreditar", incentiva.

Já o médico nefrologista e um dos palestrantes do evento, Gustavo Navarro Betônico, reafirma que ações como a de ontem servem como forma de orientação, prestação de serviços e para discutir sobre a doença e propor iniciativas junto às pessoas com insuficiência renal crônica e transplantadas. "É um encontro viável e que ajuda muito todos os envolvidos", frisa.

 

Conscientização

Conscientes da necessidade de se lembrar e promover ações no que diz respeito à doação de rins e demais assuntos da doença, legisladores de Presidente Prudente aprovaram o PL (Projeto de Lei) 951/16, instituindo a Semana Municipal da Campanha de Doação de Rins, a ser lembrada, anualmente, na segunda semana de março.

O projeto é de autoria do vereador Adilson Regis Silgueiro (PSDB) e foi aprovado pelos demais integrantes da Câmara Municipal, no dia 16 de março, na sessão ordinária do órgão.
Publicidade

Veja também