200 alunos da FCT/Unesp disputam Inter Assis

Neste ano, o maior evento de Jogos Universitários do interior do Estado irá contar com a participação de 22 cidades, sendo 12 na Primeira Divisão e dez na divisão de acesso.

Esportes - Jean Ramalho

Data 13/11/2013
Horário 08:47
 

Torneio, que envolve as Associações Atléticas Acadêmicas (AAA) de 22 campi da Universidade Estadual Paulista (Unesp) espalhados pelo interior do Estado de São Paulo, o Inter Assis tem início amanhã e segue até domingo, na cidade de Assis. Com cerca de 200 atletas inscritos, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), de Presidente Prudente, terá representantes em 12 modalidades, nas classes masculina e feminina. Além da disputa esportiva, fora das quadras, o evento deve reunir um público estimado em dez mil pessoas nas festas e shows musicais promovidos pela Liga InterUnesp de Esportes Universitários.

Surgida em 2001, com o objetivo de promover a prática esportiva dentro das unidades, incentivando os estudantes a treinarem e praticarem regularmente atividades esportivas, a competição será disputada em 12 modalidades distintas. São elas: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de campo e de mesa, vôlei de quadra e areia, além do xadrez e do futebol de campo.

Neste ano, o maior evento de Jogos Universitários do interior do Estado irá contar com a participação de 22 cidades, sendo 12 na Primeira Divisão e dez na divisão de acesso. Além de Bauru, que é a atual campeã, figuram na elite Prudente, Rio Claro, Marília, Botucatu, São José do Rio Preto, Guaratinguetá, Assis, Araraquara e Jaboticabal. Araçatuba e Registro subiram da divisão de acesso e também têm vaga garantida. Na divisão secundária estão Franca, Sorocaba e Tupã, que foram rebaixados na edição do ano passado, disputada em Jaboticabal, assim como Ilha Solteira, São Vicente, Itapeva, São José dos Campos, Ourinhos, Dracena e Rosana.

 

Disputa acirrada


Envolvida nas 12 modalidades disponíveis nos Jogos, a Atlética da FCT/Unesp embarca para Assis hoje, às 19h, com o objetivo de desbancar a atual campeã Bauru. Conforme a diretora de Esportes da associação, Flaviane Poleto de Oliveira, para alcançar este feito, entre 300 e 400 alunos, dos 12 cursos disponibilizados pela faculdade, devem embarcar para a cidade, "com o objetivo de incentivar e empurrar os atletas prudentinos".

Em todas as 12 edições dos Jogos, desde 2001, a Atlética prudentina conquistou o título em três oportunidades. Em 2004, na cidade de Jaboticabal; em 2005, em Ilha Solteira; e no ano de 2008, em Rio Claro. No ano passado, Prudente terminou na vice-liderança da competição, segundo Oliveira, com sete pontos atrás de Bauru na classificação geral. Para a diretora, esse cenário deve se repetir nesta edição, haja vista que, tradicionalmente, os campi de Bauru e Prudente protagonizam a principal rivalidade dos Jogos.

"Estamos com o pensamento positivo, no ano passado chegamos em quase todas as finais coletivas, das quais conquistamos dez medalhas de ouro. Então estamos caminhando para uma nova batalha contra Bauru, que é equipe a ser batida", afirma Oliveira.

Para vencer o combate ante os bauruenses, a diretora conta que os 200 atletas prudentinos foram submetidos a uma maratona que envolveu 444 treinamentos, com uma média de 148 por mês. Treinamentos estes, que tiveram que sofrer adaptações nos horários para não atrapalhar os estudos dos universitários. "Nosso horário de treino foi muito desgastante. Para conciliar com os estudos, projetos de extensão, entre outros afazeres, realizamos os treinamentos das 22h30 à 0h30, de segunda-feira a sábado", relata a dirigente.

 

 

SAIBA MAIS

MUDANÇA NOMINAL

Principal competição esportiva entre alunos do interior do Estado, os Jogos Universitários da Unesp surgiu em 2001, com o nome de InterUnesp, conforme informações do página oficial do evento em uma rede social. Porém, neste ano, após uma série de reuniões entre a reitoria da universidade com representantes das atléticas, ficou definido que o evento passaria a receber o nome da cidade-sede. Sendo assim, o nome da instituição foi retirado dos Jogos que, neste ano, foram denominados Inter Assis.

 
Publicidade

Veja também