21ª edição dos Jogos Regionais do Idoso começam hoje, em Marília

Cerca de 2 mil atletas, com no mínimo 60 anos de idade, competem em 14 modalidades por vaga à final estadual

Esportes - PAULO TAROCO

Data 14/09/2017
Horário 15:12

A partir de hoje até o próximo dia 17, cerca de 2 mil atletas, com no mínimo 60 anos de idade, abrem as competições da 21ª edição dos Jori (Jogos Regionais do Idoso), em Marília (SP). Os atletas representam 58 municípios da 7ª e 9ª regiões esportivas de São Paulo, organizadas pela Selj (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo). A 7ª divisão abrange municípios da região de Marília, e a 9ª divisão as cidades da regional de Presidente Prudente. A cerimônia de abertura está prevista para ocorrer às 13h, no Ginásio de Esportes do Clube dos Bancários.

Nos praças esportivas de Marília, os atletas competirão em 14 modalidades: bocha, atletismo, buraco, coreografia, damas, dominó, dança de salão, malha, truco, natação, vôlei adaptado, tênis de mesa, tênis e xadrez. As disputas são divididas também por faixas etárias e gênero, de acordo com cada modalidade. Os primeiros colocados de cada categoria garantem vaga à fase estadual e final dos Jori 2017.

A etapa estadual está prevista para ocorrer entre os próximos dias 4 a 8 de outubro, em Sertãozinho (SP). De acordo com o regulamento da Selj, apenas as modalidades atletismo e natação estão isentos do critério de classificar somente o campeão, pois os dois primeiros de cada categoria avançam à fase final do estado, como prevê o regulamento.

 

Participação prudentina

Para esse ano, a Selj promoveu alterações no regulamento dos Jori, onde a principal delas foi a diminuição do número de atletas suplentes em modalidades como o vôlei adaptado, o tênis e na coreografia. Por isso, Presidente Prudente, a maior cidade dessa união das regiões, vai a Marília esse ano com uma delegação reduzida, em relação ao número de 160 atletas que participaram da edição do ano passado, em Osvaldo Cruz. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Semepp (Secretária Municipal de Esportes de Presidente Prudente), “130 atletas prudentinos buscarão o 18º título para Prudente nos Jori, e defenderão a hegemonia em modalidades como o vôlei adaptado, nas categorias masculina e feminina”.

A equipe prudentina é dirigida por Edvaldo Benedito de Brito, Dito, juntamente com Jaime Batista de Jesus. Antes do embarque a Marília, Dito comentou a “expectativa em vencer mais competição”, mas cientes das dificuldades em enfrentar a força de adversários como Marília, “que jogam em casa”, como observa o treinador prudentino.

Publicidade

Veja também