230 pacientes com diabetes são orientados no Cohabão

Evento alusivo ao 14 de novembro, quando é lembrado o Dia Mundial da Diabetes, reuniu insulino-dependentes atendidos na unidade, para palestras com profissionais e exames médicos

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 11/11/2016
Horário 08:19
 

Em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Diabetes, doença causada pela elevação da glicose no sangue. Em virtude do ponto facultativo gerado pelo feriado da Proclamação da República, no dia 15, o Cohabão – como é conhecida a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, em Presidente Prudente – adiantou as atividades de conscientização sobre a patologia e reuniu, na manhã de ontem, 230 pacientes insulino-dependentes atendidos na unidade para prestar orientações quanto ao tratamento e manutenção da qualidade de vida. O evento contou com palestras ministradas por profissionais que trabalham na área e ofereceu para os participantes, ao final da ação, exames viabilizados pela equipe de enfermagem e café da manhã.

Jornal O Imparcial Clínicos da unidade examinaram pés de pacientes diabéticos

A endocrinologista do HR (Hospital Regional) "Doutor Domingos Leonardo Cerávolo", Carolina Betônico, foi convidada para instruir os pacientes quanto ao uso adequado de medicamentos e a importância de cuidar da dieta. "Anualmente realizamos dois tipos de ação no município. A primeira é ir até às unidades de saúde para orientar os insulino-dependentes. A outra, por sua vez, é feita na Praça 9 de Julho e destinada à população em geral, com o propósito de informá-la sobre a necessidade de prevenção contra a diabetes e convidá-la para realizar o teste rápido de glicemia", aponta.

De acordo com a profissional, este teste não é a forma mais eficaz de diagnosticar a doença, mas é um meio de chegar até ela. "O correto é que o paciente procure um especialista para fazer o diagnóstico por meio de exame de rotina em laboratório", expõe.

Segundo Carolina, por ser uma doença silenciosa e, muitas vezes assintomática, a maioria das pessoas não procura um profissional médico e a patologia acaba não sendo diagnosticada. "Muitos só descobrem a doença numa fase tardia, quando ocorre a falência de órgãos", destaca. A endocrinologista conta que, se a descoberta for mais cedo, o paciente medicado consegue evitar complicações crônicas desencadeadas pela diabetes e "viver totalmente bem". "Para quem não tem a doença, a prevenção mais simples é evitar a obesidade, que aumenta em muito o risco", enfatiza.

 

Outros profissionais


A assistente social da unidade, Jacqueline Bento Martinho Rocha, também conversou com os participantes e lembrou-lhes a respeito de seus direitos e deveres como insulino-dependentes. Segundo ela, são direitos do paciente ser contemplado com atendimento multiprofissional, ter acesso aos medicamentos e receber os insumos – que são fitas, lancetas e seringas utilizadas para a aplicação da insulina. Já os deveres são trazer o aparelho de diabetes nos acompanhamentos médicos, manter o cadastro atualizado e participar das reuniões em grupo da unidade, que visam promover a mudança de hábitos.

A psicóloga Mônica Tomei falou sobre a importância do equilíbrio emocional na diabetes bem como da participação da família. "O paciente precisa perceber os seus limites, se conhecer e reconhecer o que precisa, sabendo usar isso ao seu favor. Se ele não sabe o que ocorre com o seu corpo, deve buscar a ajuda e orientação dos profissionais. Quando estamos equilibrados emocionalmente, nos cuidamos melhor", denota.

O atleta olímpico Claudinei Quirino também marcou presença na UBS e reuniu os participantes para um momento de atividade física. Segundo ele, os exercícios são muito importantes para o tratamento da diabetes, contudo, devem ser precedidos pela orientação médica. "A atividade física não é remédio, é complemento, combinado a um conjunto de medidas, como acompanhamento profissional e alimentação saudável", pontua.

 
Publicidade

Veja também