250 gestores debatem novo programa de educação

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 10/03/2017
Horário 10:34
 

Representantes de mais de 63 municípios paulistas participaram ontem, em Presidente Prudente, da 3ª Reunião Técnica Conjunta dos Comitês de Educação Integral do Estado de São Paulo. Ao todo, mais de 250 secretários e dirigentes estaduais e municipais, bem como gestores, especialistas em educação e membros do Comitê Regional de Educação Integral do Oeste Paulista, puderam tirar suas dúvidas e receber novas informações sobre o programa Novo Mais Educação, lançado pelo governo federal no segundo semestre do ano passado. O encontro foi no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação de Presidente Prudente), no período da manhã.

Jornal O Imparcial
Representantes de mais de 63 municípios paulistas participaram de encontro no Ceforppe

A diretora do Programa de Educação Integral Cidadescola, Sirlei Oliveira, e a representante da Secretaria Municipal de Educação, Mara Cabral do Amaral, explica que, na oportunidade, foram discutidas a implantação e implementação do programa pelos municípios participantes. Entre os pontos tratados, estão a execução financeira e formas de prestação de contas dos recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e ações agregadas, a educação integral como política pública a partir do Novo Mais Educação, além da importância dos comitês de educação na construção de uma política pública.

"O evento é importante, pois trazemos para próximo dos municípios representantes do MEC que podem ver a nossa realidade", comenta Mara. "Sabemos que Prudente já tem sido protagonista na educação integral, mas agora precisamos aprofundar a questão. Queremos aperfeiçoar a aprendizagem sem deixar de lado o desenvolvimento global da criança, por meio da oferta de novas oportunidades", expõe Sirlei. Frisam que, no dia 13, o prefeito de Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PTB), estará na Escola Municipal José Carlos Pimenta, às 9h, para abertura das atividades do programa e início dos trabalhos.

De Birigui, a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Beatriz Cristine Stabile Faria, avalia como importante a participação da cidade no evento, tendo em vista que se trata de um novo programa, que é priorizado pela administração municipal. "Começamos este ano na Secretaria da Educação e então é importante a participação de reuniões como esta. Por ser um importante tipo de instrução, está abrindo novos horizontes para nós", analisa.

 

Detalhes


No evento, a assistente técnica da Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do MEC, Erondina Barbosa da Silva, explicou que o Novo Mais Educação, programa derivado do Mais Educação, tem o objetivo de melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Para tal, a escolas que aderiram ao programa no ano passado receberão apoio técnico e financeiro para realização de acompanhamento pedagógico nas disciplinas citadas e também para o desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer.

"A maioria das secretarias municipais que aderiu ao programa já recebeu 60% dos recursos do FNDE para investir nas ações. Nos próximos dias, as prefeituras vão selecionar voluntários para desenvolver as atividades nas escolas", frisa Erondina.

 
Publicidade

Veja também