27 caratecas da região encaram Nacional no PR

Esportes - Jefferson Martins

Data 24/04/2015
Horário 09:43
 

Tem início amanhã, em Foz do Iguaçu (PR), as lutas do Campeonato Brasileiro de Caratê – Zonal Grupo II (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Ceará) –, nas categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, cadete, júnior, sub-21, sênior e master. Hoje será realizado o congresso técnico, além do curso de arbitragem da competição, que ocorre no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti.

Presidente Prudente terá 23 representantes. Dezenove do elenco da Semepp/Projeto Aquarela/SAS, três da Organização Nacional da Budô-Kan Shitô-Ryu, além de Breno Vilella Coimbra Libório, pela Associação Quissi, que participa no sub-14, acima de 52 kg (quilos). Já Dracena compete com quatro. Ao todo, a região terá 27 competidores na cidade paranaense.

Os atletas da região entram no tatame tanto no katá (luta imaginária), quanto no kumitê (combate). E o grupo da Semepp/Aquarela/SAS terá alguns caratecas já experientes, como é o caso de Gustavo Furuuti Fernandes, de Álvares Machado, que atua no kumitê, categoria 12 e 13 anos, com menos de 50 kg; Giovana Livramento Trujilo, no kumitê, entre 12 e 13 anos, menos de 45 kg; e Brenda Eduarda Sá Oliveira da Silva, que está na classe entre 14 e 15 anos, menos de 47 kg, no katá e kumitê, sendo que os três já carimbaram o passaporte para o Sul-Americano, em Santiago, no Chile, de 5 a 7 de junho.

"Alguns têm experiência internacional, então acredito que teremos pelo menos um bom resultado. Eles estão treinando forte para conquistar essa classificação", revela Alexandre Vieira Arantes Serra, coordenador da equipe. Ele ressalta que o evento, em Foz do Iguaçu, dará vaga aos três primeiros para a etapa final do Campeonato Brasileiro, em Joinville (SC), entre 14 e 18 de outubro.

No entanto, Serra diz também que a competição servirá para que alguns competidores se acostumem com esse tipo de torneio. "Acredito que teremos algumas surpresas, mas estamos trabalhando com a possibilidade de trazer entre quatro e cinco vagas", afirma que o nível será muito alto.

 

Turma animada


Também de Presidente Prudente, a Organização Nacional da Budô-Kan Shitô-Ryu terá três representantes. São eles: Marcio Martins, que participa no master, kumitê; Gabriel Mative Hondo, acima de 70 kg; e Luiz Gustavo Silva Garcia, menos de 57 Kg, ambos no sub-14, do kumitê. De acordo com o professor Marcelo Trovani, embora seja a primeira competição dos três, eles estão bem determinados em ficar entre os quatro e avançar para a final do Brasileiro.

"Nas competições regionais e estaduais, eles foram muito bem. Estou bastante confiante, já que fizeram a preparação correta, além de estarem muito determinados, pois será a primeira vez que disputam uma competição nacional, então irão dar o máximo para vencer", afirma Trovani.

A Nova Alta Paulista também estará presente no nacional e com quatro caratecas de Dracena. "Estamos muito confiantes nos quatro, que fizeram excelentes treinos e chegam credenciados", diz Marcio Rogério Perez, treinador do grupo, que terá Guilherme Miranda de Almeida, Leandro Souza Miranda, ambos na categoria cadete, até 54 kg; Giovana Pereira, cadete, até 53 kg, e Willian Yuji Fukushima também na categoria cadete, até 68 kg.

 

 

 

SAIBA MAIS

INCENTIVADORES

Além da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), a equipe de caratê de Presidente Prudente conta com o apoio do Projeto Aquarela, através da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), e da vereadora Elza Alves Pereira e Pereira, Elza do Gás (PTB).

 
Publicidade

Veja também