2ª Eco Blitz marca Semana do Meio Ambiente

Cerca de 40 alunos do 5º ano A e B, da Escola Municipal Ivo Garrido, participaram de pedágio de conscientização, ontem

PRUDENTE - Oslaine Silva

Data 03/06/2014
Horário 03:34
 

A 2ª Eco Blitz, que compõe a Semana Municipal do Meio Ambiente, foi realizada ontem pela manhã, na avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo, em Presidente Prudente. Cerca de 40 alunos do 5º ano A e B, da Escola Municipal Ivo Garrido, participaram de pedágio de conscientização abordando os motoristas que passavam pelo local. Durante a ação, as crianças entregavam uma sacola personalizada, uma "ecobag" com material de orientação e preservação da natureza. A doação do material foi da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Jornal O Imparcial Estudantes abordaram motoristas ontem, em avenida de PP

De acordo com a diretora de Fiscalização Ambiental e Infraestrutura Urbana da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Thaís Fernanda da Silva, 37 anos, a participação das crianças torna a ação "mais humanizada e efetiva". "As crianças têm o poder de chamar mais a atenção, além de serem disseminadoras da informação. E a ideia é essa. Propagar a importância em se preservar o meio em que se vive para ter melhor qualidade de vida", expõe.

Vale lembrar que a primeira ação da semana ocorreu no sábado, com o lançamento do programa de arborização urbana, Prudente Mais Verde, com o plantio de 1.500 mudas de árvores nativas no córrego do Saltinho, no jardim Cambuy. "O objetivo do projeto é melhorar e aumentar a área verde na cidade. E com uma atenção voltada para a recomposição dos rios e córregos urbanos", ressalta Silva.

 

Teoria e prática

Acompanhando os estudantes estavam as professoras Adriane Falconi Ascêncio, 44, e Graziela Stábile, 34. Segundo elas, a atividade enriquece o conteúdo que os pequenos aprendem em sala de aula. "No começo do ano já elaboramos planos de estudos e um dos projetos é o meio ambiente. "É preciso ensiná-los desde pequenos. O bom é que a cada novo aprendizado eles cobram dos pais, que acabam se policiando em suas práticas", destaca Ascêncio.

O aluno Gustavo Suchugimoto Soares, 10, afirma que para se ter um mundo melhor é preciso que os adultos compreendam que eles precisam dar bons exemplos para as crianças. "Somente assim elas crescerão conscientes dos benefícios em se preservar a natureza", expõe.

Ana Beatriz Pereira e Brenda Gabrieli Guimarães de Lima, 9, davam dicas de como ajudar o planeta Terra. "Precisamos aprender muito. Como economizar água, por exemplo, fechando as torneiras, tomando banhos curtos, varrendo ao invés de lavar", pontua Pereira. "Não podemos continuar poluindo os rios. Além dos peixes, as pessoas podem se contaminar e ter sérios problemas de saúde", destaca Lima. A aposentada Marilda Silva Daniel, 70, aprovou a iniciativa. "É muito importante esse tipo de atitude. Principalmente envolvendo as crianças, que representam o futuro", diz.

 

Mais atividades

O Sesc Thermas de Presidente Prudente também estará envolvido em diversas atividades que abordam questões voltadas à qualidade de vida, cuidados com o meio ambiente e convivência ética e solidária. As atividades vão de hoje até 1º de julho, em diversos locais da cidade. Para abrir a programação, será realizado um minicurso de ações práticas sustentáveis, de hoje até a sexta-feira, das 18h às 20h, no quiosque do órgão. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas, por isso é preciso confirmar presença na Central de Atendimento do Sesc.

Também dentro da programação, amanhã tem mesa redonda com o tema central sobre o que esperar da "Crise Híbrida", que será ministrada por Maurício Waldman, professor universitário. Este foi indicado como finalista ao Prêmio Jabuti 2011 na categoria melhor livro de ciências naturais, com a obra "Lixo: Cenários e Desafios". A mesa redonda será às 10h, no anfiteatro I da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista).

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Hoje ocorrerão duas palestras às 9h, sendo uma na Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo), com o professor doutor Paulo Augusto Romera e Silva, e outra no Centro Cultural Matarazzo, com o tema "A relação do Meio Ambiente com a Alimentação Saudável". Às 10h, haverá revitalização do canteiro central da Escola Municipal Giseli Dalefi.

Amanhã, às 9h, tem mesa redonda com os professores Maurício Waldman, João Lima Sant’Anna Neto e José Mariano Caccia Gouveia, no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Às 14h, tem Oficina do Futuro no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação). E às 19h30, também no Senai, terá apresentação do filme "Quem Controla a Água".

Na quinta-feira, às 9h, haverá visita no Simulador de Chuva da Codasp. No mesmo horário há também o Projeto Curupira, no campus II da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista); e às 10h, haverá o Programa + Unoeste – Programa Institucional de Recepção às Escolas na Unoeste. Está marcada ainda para às 13h30, no jardim Regina, a 2ª Eco Caminhada. Na sexta-feira, às 13h, tem a Corrida Verde, no Sesc Thermas. Às 14h, tem Oficina de Compostagem, no Ceforppe, e Eco Pedágio, no calçadão da rua Tenente Nicolau Maffei.

Finalizando a semana, ocorre o 7º Mutirão do Lixo Eletrônico, das 8h às 16h, no Parque do Povo, e das 9h às 13h, no Ana Jacinta.
Publicidade

Veja também