3.276 atendimentos são realizados para detentos

REGIÃO - Bruno Saia

Data 10/07/2016
Horário 09:58
 

Mais uma edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade foi realizada em uma unidade prisional na região de Presidente Prudente. Desta vez, a Penitenciária Silvio Yoshihiko Hinohara de Presidente Bernardes, foi palco da ação, que realizou um total de 3.276 atendimentos aos presos da unidade, que cumprem pena em regime fechado. De acordo com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), o local contou, até o dia 7 de julho, com uma população de 1.466 presos.

Entre os serviços prestados estão, por exemplo: emissão de documentos, como RG, CPF e carteira de trabalho; atendimentos jurídicos, de saúde e corte de cabelo; palestras sobre tuberculose, resiliência, empregabilidade e saúde bucal; e ainda projetos de reflexão sobre a liberdade, globalização, oficinas de artesanato, de leitura e também de teatro.

Jornal O Imparcial Corte de cabelo foi um dos serviços prestados aos detentos

O evento é uma realização da SAP, por meio do GCAE (Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade), da CRSC (Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania), em parceria, neste caso, com a unidade prisional de Bernardes e com a Croeste (Coordenadoria Regional da Região Oeste do Estado de São Paulo).

 

Atendimento médico

De acordo com os organizadores da jornada, os atendimentos médicos e psiquiátricos são fundamentais para a diminuição da demanda de encaminhamentos para a rede de saúde de Bernardes e também para o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), de Presidente Prudente.

"Vale ressaltar que esta é uma oportunidade única para que a sociedade, num contexto do sistema prisional, parceiros, colaboradores e autoridades dos mais diversos órgãos públicos e privados, conheçam o trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos penais, possibilitando o fortalecimento das parcerias e contribuindo para o estreitamento das relações, sobretudo no tocante às ações voltadas à execução da pena e ao processo de futura reinserção social", ressalta nota encaminhada pelos organizadores da ação.

Ainda segundo a organização, o evento foi capaz de proporcionar as condições necessárias de assistência ao preso para seu retorno ao convívio social, preservando sua dignidade como cidadão.

 
Publicidade

Veja também