3 coisas que a sustentabilidade ensina

OPINIÃO - Maria Constantino

Data 27/08/2022
Horário 05:00

Quando falamos em sustentabilidade, não devemos focar somente em plantar árvores. Há anos, esse tema se expandiu de práticas e ações para a criação de um novo estilo de vida. Quem realiza a adoção de hábitos mais sustentáveis aprende grandes lições que transbordam e influenciam o dia a dia dos indivíduos. 

1)    Mudar não é fácil. 
A ideia de mudança sempre assusta. O cérebro humano busca o conforto, qualquer situação que nos exponha ao desconhecido é interpretada como uma ameaça. Por isso, naturalmente nossa mente busca fugir das mudanças. Costumamos ver o desconhecido como algo impossível e distante, mas por intermédio da sustentabilidade é possível ver que transformações podem ser feitas dia após dia. 
A sustentabilidade é uma área que está em constante mudança e frequentemente temos novas descobertas que mudam o rumo dos modos de produção.

2)    Cada escolha feita é importante. 
A nossa vida é repleta de escolhas. Todos os dias de manhã nos deparamos com micro escolhas como as que definem o que iremos vestir, comer, qual caminho iremos seguir para ir ao trabalho… Apesar de serem escolhas “automáticas”, elas têm valor. A vida sustentável tem como diferencial o entendimento da importância que a escolha possui. Se pensarmos levando isso em consideração, agimos mais conscientemente.

3)    Ação hoje, resultado amanhã.
O desenvolvimento econômico sustentável é atualmente uma pauta quente no mercado financeiro, pois já se sabe que as ações feitas hoje impactam no futuro. Partindo disso, podemos observar que a sustentabilidade se preocupa com ações e projetos não só pensando no agora, mas também no médio e longo prazo. 
Longe de ser um modismo, a sustentabilidade carrega a ideia de que a qualidade de vida das pessoas pode (e deve) melhorar em todos os âmbitos possíveis, de modo que grandes ensinamentos podem ser vistos dentro do estilo de vida sustentável. 
 

Publicidade

Veja também