3º Pedal da Paz reúne ciclistas em Prudente

Evento busca honrar a memória de todos os ciclistas mortos e acidentados no país, em uma iniciativa que reúne diversos grupos em um só objetivo e em uma só família

Esportes - GABRIEL BUOSI

Data 08/11/2020
Horário 04:30
organização espera um número maior de participantes para este ano, algo em torno de uns 150 atletas
organização espera um número maior de participantes para este ano, algo em torno de uns 150 atletas

Ocorre no dia 14 de novembro, às 16h30, o 3º Pedal da Paz em Presidente Prudente. De acordo com a organização, o evento busca honrar a memória de todos os ciclistas mortos e acidentados no país, em uma iniciativa que reúne diversos grupos em um só objetivo e em uma só família. Para aqueles que quiserem participar, basta comparecer no ponto de encontro, no posto de combustíveis na rotatória do Lar dos Meninos, vestindo camiseta preta, de preferência, para simbolizar o luto em memória às vítimas.

De acordo com Rejane Klebis, do movimento Aro 26, o ato nasceu em 2018 em Goiânia (GO), e se estendeu para Presidente Prudente através de uma amiga da ciclista, Andréia Sanches Cortez, do movimento de incentivo “Eu Pedalo”, passando posteriormente aos demais grupos. “A importância é esta questão da conscientização dos motoristas, aos ciclistas, aos pedestres, e a todos. Este movimento não é uma só vez ao ano, ele é o ano todo, pois todos os anos têm novos motoristas, novos ciclistas”, comentou Andréia.

Embora o volume de ciclistas no dia não seja o intuito, e sim alcançar o objetivo da causa em si, a organização espera um número maior de participantes para este ano, algo em torno de uns 150 atletas. O trajeto tem início e término na ciclovia da Avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira, no posto ao lado do Lar dos Meninos, onde se encontra a “ghostbike”, bicicleta pintada de branco que foi instalada neste mesmo evento no ano anterior, lembrando as vítimas e, mais que isso, buscando a conscientização pela paz no trânsito.

“O evento traz ainda reinvindicações, principalmente por lugares específicos e seguros, como a criação de um velódromo municipal, pedido este que está sendo atendido, inclusive, com o projeto já em andamento”, apontou Rejane sobre demais intenções da iniciativa.

Recentemente também foi criada a AEIC (Associação Esportiva de Incentivo ao Ciclismo) com a intenção de somar esforços nas lutas pelo esporte.

 

SERVIÇO

O horário de encontro será às 16h30, com a concentração no posto ao lado do Lar dos Meninos, em Presidente Prudente. Aqueles que quiserem participar “só precisam chegar”, de preferência vestindo camisa preta simbolizando o luto em memória às vitimas. Mais informações no Instagram @_eupedalo ou no Facebook @26aro26

 

Foto: Arquivo - Quem quiser participar basta comparecer ao local vestindo camiseta preta simbolizando luto pelas vítimas

Publicidade

Veja também