31º Festival de Pipas reúne 5 mil pessoas em PP

Considerado o maior do gênero no Brasil, evento reuniu aproximadamente 400 competidores e coloriu o céu da cidade

Esportes - JEAN RAMALHO

Data 30/08/2016
Horário 07:39
 

O céu de Presidente Prudente ganhou um colorido especial na manhã de anteontem. Centenas de pipas sobrevoaram o campo da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) durante a 31ª edição do Festival de Pipas Raul Albieri. O evento, que é considerado o maior do gênero no Brasil, reuniu aproximadamente 400 competidores, além de cerca 5 mil pessoas que vieram de diversas cidades do Estado. Entre os concorrentes, dez deles se destacaram e levaram para casa troféus e bicicletas, por terem sido os melhores nas categorias Maior, Mais Criativo, Temático e Destaque Especial.Jornal O Imparcial

As disputas na categoria começaram por volta das 10h, mas a partir das 8h as famílias e os competidores começaram chegar ao local. Entre eles, estava o auxiliar de escritório Daniel Júnior Gonçalves Freitas, 23 anos, morador do Jardim Planaltina, em Prudente. Autor e co-autor de três pipas, ele levou todos seus amigos ao evento. Uma turma de mais de dez pessoas.

Mas a interação entre o grupo não começou no campo da FCT/Unesp. Vem desde a confecção. "A gente ficou até de madrugada fazendo as pipas. Reunimos a galera em casa, conversando, brincando e confeccionando o material. Então, não apenas durante o evento, mas antes, ajuda a estreitar a união e o laço de amizade", comenta o auxiliar de escritório.

Jornal O Imparcial Ganhadores da categoria Temático dividindo o pódio anteontem

Uma de suas pipas, o Panda, concorreu e foi vice-campeão na categoria Maior. Feito de lona, bambu e barbante, o brinquedo tem 78 m² (metros quadrados), demorou dois dias pra ficar pronto e custou cerca de R$ 120 para o autor. Valor que não paga os momentos de diversão e convívio com a família e os amigos. "Venho todos os anos. Já fiquei em terceiro lugar e fiquei na segunda posição no ano passado. Mas o que vale mesmo é passar um domingo diferente com as pessoas que amo", relata o competidor. Prova disso é a participação de sua namorada, a publicitária Jeniffer Lopes, 26 anos, que competiu na categoria Temático, com a peixinha Dory. "É muito divertido. Envolve todos os amigos e, com isso, estamos todos juntos", confirma.

 

Solidariedade

Quem está sempre junto também é o pessoal da equipe Ventania, de São Paulo, que marca presença em todas as edições do Festival de Pipas Raul Albieri. E como nos anos anteriores, o grupo não passou batido pela competição. Desta vez, a Ventania garantiu dois troféus, um de primeiro e outro de segundo lugar. O vice-campeonato veio com Ricardo Dospir, com seu Jacaré, na categoria Temático. Ele, que é tetracampeão paulista de pipa, não perde uma edição do evento prudentino.

"Temos uma equipe e percorremos o Brasil empinando pipa. É uma paixão que vem desde a infância e que levamos por aonde vamos. Na próxima semana, por exemplo, estaremos no Rio de Janeiro, para um evento na Barra da Tijuca", conta Ricardo Dospir, que todos os anos leva um troféu de Prudente, por quatro anos.

O companheiro de equipe dele, Edson de Lima, levou o título na categoria Destaque Especial, com sua pipa Tigre. Mas a surpresa veio após o anúncio dos melhores colocados deste grupo. O componente da equipe Ventania decidiu doar a bicicleta que recebeu como prêmio para a Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente). "Sempre que ganhamos esses prêmios mais valiosos doamos para entidades, pois fazemos isso por amor, não para obter lucro com nossas pipas", expõe o vencedor.

 

SAIBA MAIS

Os três primeiros colocados nas categorias Maior, Mais Criativo e Temático ganharam troféus. Além disso, os vencedores nas mesmas categorias levaram pra casa uma bicicleta. Os mesmos prêmios valeram para o quesito Destaque Especial, incluindo a bicicleta. Todos os ganhadores também receberam brindes dos patrocinadores do festival. A 31ª edição do Festival de Pipas Raul Albieri foi uma realização de O Imparcial, da FCT/Unesp e da Prefeitura de Prudente, através das secretarias de Cultura e de Esportes. O evento contou com a colaboração da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).

 

GANHADORES

Categoria Criativo

1º Pedro Siqueira/Carpa

2º Antônio Correia/Serpente

3º Rafael Marangoni/Serpente

 

Categoria Temático

1º Luis Kaneko/Arara

2º Ricardo Dospir/Jacaré

3º Paulo César Pires/Tigre

 

Categoria Maior

1º Luiz Otsaka/Pegasus

2º Daniel Gonçalves/Panda

3º Alex da Silva/Pinguim

 

Destaque Especial

Edson de Lima/Tigre

 

 
Publicidade

Veja também