32,1 mil alunos realizam o Saresp na região de Prudente

Provas analisam competências de língua portuguesa e matemática e são aplicadas a alunos dos ensinos fundamental e médio

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 28/11/2018
Horário 04:33
Marcio Oliveira - Na região de  Prudente são 32,1 mil participantes do Saresp, distribuídos em 214 escolas
Marcio Oliveira - Na região de  Prudente são 32,1 mil participantes do Saresp, distribuídos em 214 escolas

Os alunos matriculados nas turmas de 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio participam entre ontem e hoje do Saresp 2018 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Conforme a Secretaria de Estado da Educação, a região de Presidente Prudente conta com 32,1 mil participantes distribuídos em 214 escolas, que serão avaliados por meio de suas habilidades básicas em língua portuguesa e matemática. “O resultado por escola, divulgado no início do ano que vem, dará subsídios ao Estado para apostar em políticas públicas para melhorar o ensino, bem como para promover ações com professores”, informa a dirigente regional de ensino, Naide Videira Braga.

Conforme a Secretaria de Estado da Educação, ontem foram os exames com questões de matemática, sendo que hoje, segundo e último dia, os alunos devem realizar as provas com questionamentos de língua portuguesa. “Serão avaliados o domínio e habilidades básicas nestas duas disciplinas. Os dados extraídos subsidiam o planejamento dos professores e as metas das unidades estabelecidas pelo Idesp [Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo], além do cálculo do bônus por mérito dos servidores”, acrescenta.

Os exames, de acordo com a pasta, são realizados sempre no início das aulas de cada turno, quando os alunos do 3º ano do ensino fundamental terão 3 horas e meia para resolver as questões, sendo que a duração para as demais etapas é de 2 horas. Estudantes com deficiência podem solicitar uma hora a mais e também têm direito a cadernos de provas acessíveis. “Na região de Presidente Prudente, o Saresp também é aberto às redes municipais, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e Sesi [Serviço Social da Indústria]. Todas as escolas precisam ter, no mínimo, 18 alunos por ano/série”.

A dirigente regional de ensino lembra que, além de possibilitar o subsídio às políticas públicas para a melhoria do ensino, os resultados, previstos para saírem com informações por unidade escolar entre fevereiro e março, possibilitará que a Diretoria Regional de Ensino analise e forme orientações técnicas para o trabalho dos professores e formação acadêmica. “Com esse resultado, o Estado também colocará metas, já que as escolas terão pontuações e deverão atingir tais metas. As unidades trabalham o ano todo para superar esses números, quando isso se torna um desafio dela consigo mesma”. Ainda de acordo com Naide, o conteúdo presente nas provas são sempre aqueles trabalhados no currículo escolar ao longo do ano acadêmico, de forma que os alunos estão preparados para apresentar bom desenvolvimento.

Desenvoltura na prova

O estudante do 9º ano da Escola Estadual Professora Maria Luiza Formozinho Ribeiro, Caio Emerik, afirma ter participado ontem pela primeira vez da prova, e lembra que a maior expectativa está em cima da prova de língua portuguesa de hoje. “Nos preparamos ao longo do ano, mas dei uma revisada nos livros antes de encarar o exame. Hoje [ontem] vou dar uma lida a mais para a prova de amanhã [hoje]”.

Já a aluna de 16 anos da mesma turma, Dhiulia Menezes, lembra já ter realizado a prova em outra ocasião, de forma que a sua experiência com a matemática teria sido a mais preocupante. “Neste ano me preparei ainda mais, realizamos provas antigas do Saresp e me saí muito bem hoje. A expectativa agora é para o segundo dia de provas, mas acho que nossa escola será bem pontuada”. Na unidade, cerca de 210 alunos devem realizar a avaliação.

Publicidade

Veja também