35 cidades disputam Jogos Regionais do Idoso

A competição tem como objetivo valorizar e estimular a prática esportiva, como forma de promover a saúde e o bem-estar, resgatando a autoestima e o convívio social dos idosos do Estado de São Paulo.

Esportes - Jean Ramalho

Data 28/08/2013
Horário 10:00
 

Pela terceira vez em 17 edições, Presidente Prudente sedia de hoje até 1º de setembro, os Jogos Regionais do Idoso (Jori). Com a organização da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selj), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, e as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, da Educação e da Saúde, a competição contará com a participação de cerca de 1,2 mil atletas de 35 municípios integrantes da 9ª Delegacia Regional de Esportes e Lazer (Drel). A cerimônia de abertura está prevista para amanhã, às 10h, no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, que fica no Jardim Aviação.

A competição tem como objetivo valorizar e estimular a prática esportiva, como forma de promover a saúde e o bem-estar, resgatando a autoestima e o convívio social dos idosos do Estado de São Paulo. As disputas serão desenvolvidas em 14 modalidades distintas, que são elas: coreografia, vôlei adaptado, bocha, malha, truco, buraco, damas, xadrez, natação, dança de salão e baile, tênis de campo, tênis de mesa e atletismo.

Para receber os atletas, a Secretaria de Esportes da cidade (Semepp) disponibilizou nove praças esportivas, além de sete locais para alojamentos. Os duelos serão divididos entre o Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, o Parque de Uso Múltiplo (PUM), o Ginásio da Vila Iti, a Associação Prudentina de Esportes Atléticos (Apea), a Associação de Tênis de Mesa do Oeste Paulista (ATMOP), o Centro de Encontro Dona Dalila, o Salão da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Seminário), a pista de atletismo Mário Covas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp) e o Tênis Clube (TCPP).

 

Presenças confirmadas


Já as delegações das 35 cidades inscritas ficarão hospedadas nas escolas estaduais Monsenhor Sarrion, Arlindo Fantini, Mirella Pesce Desidere, Marietta Ferraz de Assumpção, Hugo Miele, Marrey Júnior, Clotilde Veiga de Barros e Florivaldo Leal.

Além da cidade-sede, disputam os Jogos as cidades de Adamantina, Panorama, Alfredo Marcondes, Pirapozinho, Álvares Machado, Presidente Bernardes, Anhumas, Presidente Epitácio, Dracena, Emilianópolis, Presidente Venceslau, Flora Rica, Regente Feijó, Flórida Paulista, Rinópolis, Inúbia Paulista, Sagres, Irapuru, Sandovalina, Junqueirópolis, Santa Mercedes, Lucélia, Santo Anastácio, Monte Castelo, São João do Pau D’Alho, Narandiba, Taciba, Nova Guataporanga, Tarabai, Osvaldo Cruz, Teodoro Sampaio, Ouro Verde, Tupi Paulista e Pacaembu.

 

Estrutura física


Maior delegação dentre as 35 cidades envolvidas nas disputas, com 138 no total, a capital da Alta Sorocabana terá ainda cerca de 100 pessoas, entre funcionários e voluntários da Semepp, comprometidos com a organização do evento, conforme afirma a titular da pasta Maria Cristina Borges Madeiral Netto, Tute.

Está será a terceira vez que a cidade irá sediar a competição, sendo que, a última delas foi em 2009. Desta maneira, Tute relata que o município está preparado para receber novamente os Jogos. "A estrutura que Prudente disponibiliza comporta, porém, ainda assim, fizemos algumas adequações em algumas praças esportivas para receber os atletas. Sabemos que o trabalho com idosos é especial, requer mais atenção, mas queremos repetir nossos feitos das edições anteriores e realizar um grande evento", pontua a secretária.

 

Etapa seletiva


Voltada para homens e mulheres com idade superior a 60 anos, que estejam atuantes em projetos sociais desenvolvidos ou apoiados pelo Fundo Social de Solidariedade de seus respectivos municípios, os Jogos Regionais do Idoso (Jori) servem como etapa classificatória para os Jogos Abertos do Idoso (JAI), que ocorrem entre 27 de novembro e 1º de dezembro, em Santos. Para esta etapa se qualificam os dois primeiros colocados em cada modalidade, categoria, classe e grupo dos Jori.

A competição terá início hoje, com a chegada do Comitê Dirigente e das delegações, no entanto, a abertura oficial do evento está programada para amanhã, às 10h, no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi. No mesmo dia e local, a partir das 14h, será dada a largada para os confrontos. A primeira modalidade a desfilar será a coreografia com 17 apresentações durante todo o dia.

Publicidade

Veja também