37ª Caravana da Saúde realiza 1,5 mil atendimentos gratuitos

A Caravana da Saúde computa até hoje mais de 50 mil atendimentos nas seguintes áreas: exames de diabete, oftalmológicos, dermatológicos, avaliação postural e nutricional, aferição da pressão arterial, biomedicina, estética, prevenção das doenças do coração, do câncer ginecológico e bucal, orientação geriátrica, sobre o câncer de mama, liga de ortopedia e semiologia.

REGIÃO - João Paulo Tilio

Data 25/08/2013
Horário 04:59
 

Com o objetivo de conscientizar as pessoas a se preocuparem com a prevenção, a Caravana da Saúde foi realizada mais uma vez ontem de manhã, desta vez, no Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado. Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), Ricardo Anderson Ribeiro, cerca de 1,5 mil atendimentos beneficiaram os participantes, durante a 37ª edição do evento. O sindicato tem a iniciativa da ação. Aproximadamente 60 alunos da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) proporcionaram 19 serviços gratuitos à população.

Jornal O Imparcial Caravana da Saúde promoveu 19 serviços gratuitos, ontem

"A importância das caravanas é a conscientização das pessoas a se prevenirem. Com isso, há uma diminuição daqueles que vão procurar hospitais e, consequentemente, as filas de espera são menores, e o Estado baixa seus custos", diz Ribeiro. Ainda conforme o presidente da Acipp, a ação, que começou em 2008, apresenta resultados positivos. "Na edição anterior, em Bernardes, foi detectado uma pessoa com câncer bucal e hoje ela realiza tratamento em Jaú ", revela.

A Caravana da Saúde computa até hoje mais de 50 mil atendimentos nas seguintes áreas: exames de diabete, oftalmológicos, dermatológicos, avaliação postural e nutricional, aferição da pressão arterial, biomedicina, estética, prevenção das doenças do coração, do câncer ginecológico e bucal, orientação geriátrica, sobre o câncer de mama, liga de ortopedia e semiologia. Além disso, são proporcionadas atividades físicas, cortes de cabelo, recreação e distribuição de mudas de árvores.

Uma das beneficiadas com a ação de ontem foi a dona de casa Daniela Celestino da Silva, que levou seus dois filhos ao Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida, sede das atividades. "Acho muito bom, pois não é todo dia que temos oportunidades assim. E quando aparecem, temos que aproveitar", declara a moradora do Parque dos Pinheiros, que recebeu atendimento de nutricionista, mediu sua pressão arterial, participou de atividades físicas e ainda cortou o cabelo.

E a importância da Caravana não é apenas para quem recebe, mas também para aqueles que trabalham voluntariamente. "Os alunos conseguem interagir com a comunidade e põem em prática o conteúdo visto em sala de aula", pontua a assessora da coordenadoria da área de saúde da Unoeste, Rosângela Cristóvão Ferreira.

 

História

A Caravana da Saúde começou com a iniciativa de conseguir doações de sangue em Prudente. Aos poucos, passou a agregar diversos serviços e parceiros. Atualmente, contribuem com as atividades o Hospital Regional do Câncer prudentino, Unoeste, Instituto Embelleze, Projeto Empreender, Instituto Paulo Ribeiro, Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Álvares Machado, Regina Festas, Epil, Instituto de Radiologia de Presidente Prudente, Soesp, MIL, Laboratório de Análises Clínicas Marlene Spir, Suppera, Divisão Municipal de Saúde machadense, Jandaia, Supermercados Nagai e Audi Propaganda. A próxima edição está programada para 28 de setembro, em Santo Anastácio.

Publicidade

Veja também