39,5 mil trabalhadores têm direito ao saque de contas inativas do FGTS

Até sábado, agências da Caixa Econômica Federal, em Prudente, abrem as portas em horário especial para atender clientes

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 16/02/2017
Horário 08:13
Até sábado, agências da CEF (Caixa Econômica Federal), em Presidente Prudente, abrem as portas em horário especial para atender os cidadãos que buscam informações sobre o pagamento das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A sistemática e o calendário de concessão do benefício foram divulgados anteontem, sendo que, na área de abrangência da Superintendência Regional de Prudente, responsável por 106 municípios, 314.698 pessoas têm direito ao saque. Na capital da Alta Sorocabana são 39.548 beneficiados. A orientação da instituição aos trabalhadores é para que acessem o site ou o 0800 do banco para atendimento personalizado, sem necessidade de presença nas unidades.

Jornal O Imparcial Sábado, 3 agências abrem em horário especial, entre elas, a unidade em frente à Prefeitura

De acordo com a Assessoria de Imprensa da CEF, através do www.caixa.gov.br/contasinativas ou do 0800-726-2017, os beneficiados poderão saber o valor, data e local mais convenientes para o saque, nos termos da Medida Provisória 763/2016. Esta prevê que tem direto ao pagamento de conta inativa o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. No entanto, para aqueles que ainda preferem buscar informações de forma presencial, hoje e amanhã, as quatro unidades da CEF, em Prudente, abrem às 9h. No sábado, o funcionamento fica restrito a três agências, que atenderão ao público das 9h às 15h: Agência Parque do Povo, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.889, Vila Euclides; Agência Presidente Prudente, na mesma avenida, 1.199, centro, em frente à Prefeitura; e Agência Manoel Goulart, que fica na Avenida Manoel Goulart, 200, Vila Nova.

Conforme a CEF, o pagamento das contas inativas será realizado a partir de 10 de março e vai até o dia 31 de julho, seguindo as regras de pagamento definidas pela instituição, na qualidade de "Agente Operador do FGTS". A sistemática leva em conta o mês de aniversário do trabalhador, de acordo com o calendário divulgado, que prevê o saque a partir de 10 de março para os nascidos em janeiro e fevereiro; 10 de abril para nascidos em março, abril e maio; 12 de maio, para nascido em junho, julho e agosto; 16 de junho, para nascidos em setembro, outubro e novembro; e 14 de julho, para os que aniversariam em dezembro. "Aqueles que perderem esse prazo, voltam a se enquadrar nas regras normais de saque do FGTS. Pela regra anterior à MP 763/2016, só poderia sacar uma conta inativa a pessoa que estivesse há três anos fora do regime do FGTS, ou seja, sem registro em carteira de trabalho", destaca.

 

Na fila


Após o anúncio da possibilidade de saque das contas inativas do FGTS, as agências da Caixa, em Presidente Prudente, foram procuradas por diversos cidadãos, em busca de informações. Ontem, por volta das 15h30, o movimento era intenso na unidade central, em frente à Prefeitura. Neste horário, 343 pessoas já tinham passado pelo local à procura de dados sobre o pagamento. A expectativa é que cerca de mil trabalhadores recorram a tal agência no sábado.

De Santo Anastácio, André da Costa Santos, 36 anos, estava na fila aguardando para ser atendido, na expectativa de poder receber cerca de R$ 10 mil. Conta que trabalhou por nove anos e seis meses em um emprego, do qual pediu as contas em 2012. "Assim que soube da chance de sacar esse dinheiro, vim saber mais informações, na esperança de poder retirar e investir em uns bezerros", diz o cuidador de fazenda, que deverá ter o recurso em mãos somente em maio.

 

SAIBA MAIS

A Caixa criou um serviço exclusivo em seu site www.caixa.gov.br/contasinativas com o intuito de facilitar o atendimento ao trabalhador que tem direito ao pagamento de conta inativa. Na página, o beneficiado pode visualizar se possui contas contempladas pela MP 763, o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento. Outra opção de atendimento aos trabalhadores é o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 726 2017. No telesserviço, será possível saber se a conta vinculada está apta para recebimento do valor disponível para saque, além de informações sobre os canais de pagamento. Para realizar a consulta do saldo no 0800 ou no site, o trabalhador deve informar seu número de CPF e PIS/Pasep (Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

 
Publicidade

Veja também