Protagonismo, criatividade, inovação. A Feira de Empreendedorismo do Multiplus School busca proporcionar uma experiência educativa e financeira sobre a vida real ao estimular a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor dos adolescentes.
O evento, que é aberto ao público, ocorre nesta quarta-feira, das 8h às 18h, nas quadras do colégio, e é organizado e realizado pelos alunos do 2º ano do ensino médio. Os visitantes terão contato com serviços e produtos criados pelos estudantes.
A feira é um laboratório prático, no qual os alunos realizam todo o processo de idealização de uma empresa, seus produtos, custos, projeção de gastos e possíveis lucros ou prejuízos em potencial.
“A ideia nasceu com a disciplina de Empreendedorismo, com o novo ensino médio. Hoje já criamos a cultura interna da realização desta feira, que teve um público pequeno no primeiro ano, em 2022, mas que tem crescido continuamente; além do sucesso administrativo e de gestão dos gastos e lucros das empresas”, ressalta o professor, Leandro Leal.
Os estudantes também são responsáveis pela comunicação, como criação da logomarca, divulgação do produto internamente e para o público externo; cotação de matéria-prima, além de parcerias com empresas já consolidadas no mercado local.
“É um evento aberto ao público e os pais passaram a ‘comprar’ a ideia da feira para estimular seus filhos. E é importante destacar que eles desenvolvem tudo e vão atrás de todos os pontos. Enquanto professor, oriento e busco apresentar os caminhos, mas a empresa em si é 100% deles, desde a concepção até a execução e os riscos que envolvem”, pontua Leal.
Aliás, a receita das empresas tem crescido de forma constante, conforme aponta o professor. “Ano passado aumentou o faturamento líquido dos alunos, mas, importante ressaltar, que não é pelo dinheiro em si, mas por administrar uma empresa, desde sua concepção até a captação de público para consumir seu produto”, finaliza.
De acordo com o coordenador do ensino médio no Multiplus School, o professor Heitor Ribeiro, o envolvimento e resultado “têm aumentado anualmente”. “E uma prova de que a criação destas empresas é importante para a formação destes jovens, temos notícia de alunos que continuaram as vendas dessas empresas após terminarem o ensino básico e continuaram como empresa para a vida”, acrescenta.
São 13 empresas criadas pelos alunos do 2º ano do ensino médio em 2025. Os produtos variam de hambúrguer, choripán, pastel, pizza, além de doces diversos, como cup cake, cookies, cake pop, palha italiana, sorvetes, açaí e bolo. Entre os serviços, atividades para crianças e adolescentes como videogames, gincanas, entre outras.
As empresas criadas são Bah Sorvetes, Bolos Carinhosos, Brownie Land, Call of Games, Cupdreams, Dom Appetito, Mascavo, Mestre Linguiça, Metrópolis Burguer, Palha Leal, Pasteleiro Maluco, Petit Pop e Tropicalia Açaí.
SERVIÇO
A quarta edição da Feira de Empreendedorismo ocorre nesta quarta-feira, no Multiplus School, das 8h às 18h. A escola está localizada na Rua Padre João Goetz, 632, no Jardim João Paulo II, em Presidente Prudente.