41,79% dos cursos obtêm conceitos dentro da média

Em escala de 1 a 5, 29,85% apontaram notas insatisfatórias (de 1 a 2), enquanto 16,41% tiveram resultados superiores à maioria (de 4 a 5)

REGIÃO - ANDRÉ ESTEVES

Data 26/10/2018
Horário 04:02

Na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, dos 67 cursos de 14 instituições de ensino superior avaliadas pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) em 2017, 41,79% (28) estão dentro da média, ou seja, apresentam conceito 3 em uma escala que varia de 1 a 5. Na contramão, 29,85% (20) apontam resultados insatisfatórios, com conceitos 1 e 2, ao passo que 16,41% (11) têm desempenhos superiores à maioria, isto é, aparecem com notas 4 e 5. A FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) responde pelos dois cursos que atingiram o conceito máximo, sendo Arquitetura e Urbanismo e licenciatura em Química. Os dados foram divulgados no início do mês pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC (Ministério da Cultura).

Outros oito cursos são listados com a legenda “SC” (sem conceito), utilizada nos casos em que há apenas um estudante presente com o objetivo de preservar a sua identidade. Em 2016, dos 36 cursos de nove instituições inscritas, 30,55% (11) estavam dentro da média, enquanto 36,11% (13) demonstraram melhor desempenho do que a maioria. Por outro lado, 33,33% (12) tiveram resultados insatisfatórios. Na ocasião, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) era responsável pelos três cursos com o conceito mais alto – Nutrição, Zootecnia e Biomedicina.

A propósito, a Unoeste lidera a quantidade de cursos submetidos ao exame. Em nota, a instituição informa que, dos 20 que compõem o ciclo avaliativo, 15 obtiveram conceito 4 ou 3, sendo que apenas um caso ficou abaixo dessas escalas – licenciatura em Artes Visuais –, mas com a possibilidade de mudança quando for divulgado o CPC (Conceito Preliminar de Curso), elaborado a partir da somatória do desempenho dos alunos a outros indicadores. “Assim que o CPC estiver definido, será possível fazer uma avaliação mais completa de desempenho das graduações para avaliar suas potencialidades e fragilidades, bem como a necessidade ou não de uma nova avaliação pelo órgão federal”, expõe.

A Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente), vinculada ao grupo Uniesp (União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas), teve três cursos avaliados, sendo dois – licenciatura em Letras (Português e Inglês) e Engenharia Civil – com conceito 1, e o terceiro – licenciatura em Pedagogia – com 3. A instituição esclarece que o curso de Letras não possuía uma turma regular na época da aplicação do exame e os alunos que o realizaram apenas cumpriam disciplinas de reprova, fato este que comprometeu o resultado. Quanto ao curso de Engenharia Civil, esta foi a primeira vez que a turma participou da prova. Já o resultado do curso de Pedagogia “está na média da avaliação”. “Salientamos ainda qu

Publicidade

Veja também