44ª edição da FAAPP reúne 11,4 mil pessoas em 4 dias

Evento, considerado um sucesso pelos organizadores, foi realizado de 3 a 6 no IBC e também pelas plataformas digitais, com a participação de 250 artistas da cidade

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 08/09/2021
Horário 21:19
Foto: Claudete Longo
Jotacê Cardoso e Nelma Mello agradecem a todos os envolvidos, que fizeram a festa acontecer!
Jotacê Cardoso e Nelma Mello agradecem a todos os envolvidos, que fizeram a festa acontecer!

“A garra, a vontade, a alegria, a participação com que todos os artistas, artesãos, técnicos, produção e coordenação chegavam para o evento, a força que eles nos deram para fazer o evento acontecer!”. Estas foram as palavras emocionadas de agradecimento de Nelma Mello, organizadora geral da 44ª edição da FAAPP (Festa Anual da Arte e Artistas de Presidente Prudente) e esposa do proponente desta e do Clube do Meio Artístico, Jotacê Cardoso, a qual, segundo ela, por seus cálculos diários somados, recebeu um total de 11.400 visitantes nos quatro dias de programação de 3 a 6, no IBC Centro de Eventos. A programação também foi realizada pelas plataformas digitais.
Nelma destacou ainda a preocupação dos próprios artesãos que ali estavam em não deixar aglomerar, quando percebiam, pediam educadamente que se afastassem uns dos outros. “Tudo isso foi a coisa mais maravilhosa. Enfrentamos e superamos todas as dificuldades juntos e foram eles, os 250 artistas de todas as vertentes, que fizeram essa festa acontecer”, destaca a organizadora.
Um dos envolvidos que Nelma e Jotacê agradeceram demais foi Rogério Cabrera Mendes, 54 anos, que foi quem coordenou todo o evento. Já bastante envolvido com vários artesãos da cidade, quando ele recebeu o convite para participar, abraçou de coração e apresentou um projeto que já tinha pronto para ver se dava para adequar e ficou bem próximo do original. Foram readequando e como disseram os artesãos que ocuparam os espaços: “Ficou muito bom”.
“Eu não tenho experiência, é o meu primeiro evento. O que tenho é uma vivência no meio. Procurei pegar as críticas que eu fazia dos outros e fazer diferente. Tivemos a preocupação de seguir as normas de distanciamento com a divisão favorável aos artesãos, localização de acesso ao pessoal de mais idade, adequação de horário. E deu certo”, expõe o coordenador. 
O prefeito Ed Thomas diz que esse evento é um diferencial muito grande, que o evento não é o local, não é a disponibilidade, que é uma obrigação dele, do governo, que a parte mais importante é o engajamento de Nelma e Jotacê, e desses artistas e artesãos. “Lá atrás eles não foram colocados como essenciais, mas a participação deles é mais que essencial e em todo o meu mandato será. Espalhar essa cultura com grandes exposições, feiras e ocupando todos os espaços com nossos artistas. Nós queremos levar isso também para os espaços nos bairros”, ressaltou o prefeito, que esteve no último dia do evento.

Reconhecimento e reciprocidade

Rogério destaca que não pensavam no evento, mas em quem estava fazendo o evento. “As pessoas vinham me agradecer e eu dizia ‘não gente, quem precisa agradecer vocês sou eu por estarem aqui. Porque não existiria evento sem vocês’. Esses artesãos são pessoas amáveis demais. Nelma e o Jotacê são especiais por promoverem algo assim. Estivemos nesse evento por amor”, acentua Rogério, acrescentando que todo evento que organizou nunca esperou por retorno financeiro, mas é prazeroso, pois sabem que o povo que está ali precisa e merece.
E esses artesãos agradeciam de fato. Cada barraca que passava, o sorriso no rosto, mesmo que ninguém levasse nada, era evidente e sempre agradecendo. E todos, todos mencionavam também o apoio que vem recebendo do atual governo municipal.
Yuri Reis, o titular da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), por sua vez, disse que apenas cederam o espaço (IBC), fizeram algumas benfeitorias no local para que fizessem o evento de forma mais adequada e interessante. “Para nós é um orgulho apoiar esse tipo de evento. As artes plásticas, visuais, nunca foram tão apoiadas com tanta abertura no município. Cedemos sem custo algum um espaço para a Associação dos Artesãos no Centro Cultural Matarazzo. E isso é só o começo, muita coisa boa vem por aí com o término da pandemia. Tenho certeza que o ano que vem será um ano espetacular para todas as linguagens da cultura, mas principalmente para esse pessoal da FAAPP [Nelma e Jotacê]”, salientou.


 

Publicidade

Veja também