45,10% dos alunos buscam passe social

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 23/01/2018
Horário 11:26

Desde o dia 16 de janeiro, a Prefeitura, por meio da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), realiza o recadastramento do passe social, benefício que assegura o transporte coletivo gratuito para alunos das redes municipal e estadual. Uma semana após o começo da atividade, até a tarde de ontem, a pasta tinha cumprido 45,10% da meta prevista, de atender 6,5 mil interessados. Segundo o responsável pelo Departamento de Transporte da secretaria, Ivo Garcia, 2.932 estudantes realizaram o pedido.

No entanto, isso não quer dizer que todos receberão o benefício. Ainda de acordo com Ivo, uma vez que a procura foi efetuada, os documentos apresentados pelos interessados são encaminhados ao CCO (Centro de Controle Operacional). “Antes, eles passarão por análise, para verificar se seguem os requisitos. Mas a maioria sempre é aprovada”, pontua. Antecipadamente ao início das aulas, o órgão divulgará a lista dos beneficiados com o passe gratuito.

Nos primeiros dias em que o procedimento foi iniciado, a procura foi alta, conforme o responsável. Até a sexta-feira, a Seduc tinha somado o atendimento de 2.274 alunos. Ontem, foram 658. Contudo, Ivo lembra que cada público tem o local exato para pleitear pelo direito. “Para as pessoas que moram na zona rural ou possuem alguma deficiência física, o procedimento é realizado no prédio da Seduc. Já aos demais, no PUM [Parque de Uso Múltiplo]”, completa.

Quem possui esse direito e precisa procurar o recadastramento, deve procurar os locais até sexta-feira, dia 26, data em que se encerra o procedimento.

 

Os pedidos passam por análise, para checar atendimento aos requisitos

Ivo Garcia,

departamento de transporte da Seduc

 

Biometria

E uma vez isso feito, os usuários também são direcionados para realizar o cadastramento da biometria facial. Seja no PUM ou pela Seduc, o estudante que requerer o passe social, será encaminhado ao CCO, para que o procedimento seja feito. “Para esse cadastro, no momento da solicitação do passe social, o aluno já recebe uma senha com agendamento do dia e horário pré-estabelecidos”, explica Ivo. Todos que receberem a gratuidade precisam ser cadastrados.

Tal sistema faz parte de um dos itens do edital para ser cumprido pela empresa vencedora na licitação do transporte coletivo do município, no caso, a Prudente Urbano. Questionada sobre o início do funcionamento do dispositivo, a porta-voz e advogada da empresa, Renata Moço, pontua que os equipamentos já foram entregues, mas, por ora, “a empresa responsável pelo setor de informática está fazendo a transição e ainda não deu uma data específica para que o sistema esteja 100% funcionando”, conclui.

 

Serviço

A Seduc está localizada na Rua Doutor Cyro Bueno, 86, no Jardim Morumbi. Já o PUM, fica na Rua Álvares Machado, 104, na Vila Euclides. O CCO na Rua Doutor Gurgel, 80, Centro.

Publicidade

Veja também