49 alunos visitam Cemaarq no "Dia do Saci”

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 01/11/2016
Horário 08:38
 

Trinta e dois alunos do ensino médio da Escola Estadual Florivaldo Leal, visitaram ontem pela manhã, o Cemaarq (Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia) da FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) campus de Presidente Prudente, na data comemorativa ao personagem folclórico, Saci Pererê! Além de ouvirem histórias sobre o perneta e curiosidades que o envolvem, os visitantes montaram quebra-cabeças e participaram de atividade de perguntas e respostas.

Jornal O Imparcial Turminha da tarde ouviu histórias sobre o perneta mais famoso

Segundo a assistente de suporte acadêmico do Centro de Museologia, Nikele Maiara Milani, a atividade tem como objetivo fomentar a cultura popular brasileira com suas lendas e seus personagens folclóricos, como a Iara, o Sacipererê, Curupira e a Mula-sem-cabeça. Isso, pela importância de se cultivar a cultura e envolver de forma lúdica todos os públicos, em especial os estudantes, que são disseminadoras de ideias.

À tarde foi a vez de uma turminha com 17 alunos do ensino fundamental, da Emeif (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental) Mariana Madia Poleto, de Indiana, se divertir com outras brincadeiras como pular corda, amarelinha, pião, peteca, trava-línguas, adivinhações, superstições, pinturas, ditados populares.

 

Retomando

O saci, também conhecido como saci-pererê, saci-cererê, matimpererê, matita perê, saci-saçurá e saci-trique, é um personagem bastante conhecido do folclore brasileiro, em contraposição ao celta Halloween, que vem cada vez mais abrindo espaço na cultura brasileira. Sua origem é presumida entre os indígenas da região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro.

Personagem brincalhão que se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras, que criam dificuldades domésticas, assustam viajantes noturnos com seus assovios, bastante agudos e impossíveis de serem localizados ou os faz se perderem nas estradas; trança os pêlos dos animais depois de deixá-los cansados com correrias; atrapalha o trabalho das cozinheiras, fazendo-as queimar as comidas, ou ainda, colocando sal nos recipientes de açúcar ou vice-versa. Ele é uma figura!

 

 
Publicidade

Veja também