4º Salão do Livro de PP começa nesta semana

Coordenadores do evento divulgam programação e dizem que está tudo pronto para receber milhares de visitantes no IBC

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 13/10/2013
Horário 10:00
 

Há séculos um importante filósofo inglês, Francis Bacon, já dizia que: "A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão". Refletindo sobre este pensamento, que as pessoas desejem ser completas, ágeis e precisas e que abusem da leitura, que experimentem e permitam através das páginas de um livro fazer uma viagem que as leve a desbravar horizontes elevando desde a sua alma, até a cura de feridas! É nessa busca de fomentar a leitura e proporcionar a todos os públicos, desde crianças, adolescentes a idosos, que a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Caixa Econômica e apoio cultural de O Imparcial, promove entre os dias 17 e 27 deste mês, no Centro de Eventos do IBC, o 4º Salão do Livro de Presidente Prudente. Um evento que desde a primeira edição tem atingido cerca de 90 mil acessos. A organização é da Spoladore Eventos.

Jornal O Imparcial Biguete, Castro e Ferreira estiveram nesta semana no jornal para falar dos preparativos

A abertura oficial do evento, no dia 17, será às 19h30, e terá a apresentação do Grupo de Choro da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes. Todos estão convidados.

Em visita a este diário nesta semana, três dos coordenadores da ação, Sueli Pereira de Castro, Lincoln César Ferreira Pinto e Denilson Biguete, disseram que já está tudo pronto para receber os visitantes para a maior festa literária de todo o oeste paulista.

Segundo eles, várias escolas da cidade, região e até de Estados vizinhos já confirmaram presença para a visitação, que ocorrerá durante o dia entre 9h e 17h e à noite entre as 18h e 20h. Às interessadas que ainda não fizeram o agendamento, o mesmo pode ser realizado pelo site www.salaodolivropp.com.br. Basta clicar no campo "visitação escolar" e depois em "preencher ficha". Depois entregue-as pessoalmente na Secult, no Centro Cultural Matarazzo, pelo e-mail: salaodolivro@presidenteprudente.sp.gov.br ou ainda pelo fax: 3226-3399.

Vale lembrar que o horário de funcionamento do Salão do Livro será de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados e domingos, das 14h às 22h.

 

Estandes

Com cerca de 50 a 60 estandes de várias editoras, livrarias e distribuidoras, com milhares de títulos de todos os gêneros, o Salão do Livro contará ainda com box do Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Faculdade de Tecnologia do Governo de São Paulo (Fatec); Escola Técnica do Governo de São Paulo (Etec); Colégio Objetivo; Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); Cidade da Criança; Secretaria de Educação (Seduc); Associação Prudentina de Escritores (APE); e Saúde Bucal.

 

Espaços

Os organizadores do Salão do Livro expõem que os seguintes espaços estarão dispostos no IBC: "Praça de Alimentação"; "Papo de Autor", que é um ponto de encontro com autores convidados para um bate-papo descontraído com o público; "Era Uma Vez", reservado à contação de histórias, que tem como objetivo levar a criança a um mundo mágico explorando sua imaginação - neste local também terá apresentação de teatro, palestras, oficinas e lançamentos literários; "Praça de Leitura"; "Biblioteca Móvel"; "Cidade Portinho", onde as crianças terão simulações de trânsito, organizada pela Porto Seguro; e ainda o "Trem da Leitura", uma parceria com o Colégio Multiplus, que levará os pequenos a um passeio em torno do IBC, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h e das 14h às 15h30.

 

Novidades

De acordo com os coordenadores, as novidades deste ano são as atividades artísticas, dentre elas shows musicais, espetáculos teatrais, exibição de filmes, dança e muito mais. Entre as atrações musicais, por exemplo, terá no dia 18, um musical homenageando o centenário de Vinícius de Moraes, com alunos do curso de Licenciatura de Música da Unoeste; Celso Viáfora (19); Banda Resistência Ativa (20); Coral Vozes Prudentinas (21); Le Folk Rock com Marco Rotta (22); Jotacê Cardoso & Bill Duque (23); Bê Ogata (24) e Mateuzinho Umbigaê (25). E no dia 26, Sarau Solidário da APE, onde várias atrações artísticas são realizadas.

Biguete fala que ao todo, entre as ações citadas e ainda intervenções, serão no total 21 atividades artísticas. "Apesar de serem ações fora do foco do ‘livro’, acaba sendo uma ponte, trazendo o público para a leitura. Organizamos essas atrações à parte de modo que para o público chegar até elas inevitavelmente passará por alguma ação literária, seja ela no livro físico, ou numa intervenção visual que exprime certa leitura. Por que não ler um livro comum com música ao fundo? Essa é uma das ideias expostas", enfatiza.

 

Educação infantil

Outra novidade que a coordenadora geral, Sueli Pereira de Castro, expõe é o aumento no valor do cheque livro, onde a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) entregará para cada aluno da rede municipal de ensino, um bônus no valor de R$ 6. Com a quantia, as mais de 16 mil crianças beneficiadas com a ação poderão comprar o livro que quiserem, dentro deste valor. O investimento total soma um montante de R$ 195,5 mil, 59% a mais do que no ano passado.

 

Autores convidados

Como todos os anos, o público tem a oportunidade de ficar bem pertinho de autores renomados e bater aquele papo legal. Além dos prudentinos, o Salão receberá convidados especiais. Thiago Mio Salla - bacharel em Português, Linguística e Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), é um deles. Ricardo Ramos Filho, autor de vários textos infantis e juvenis, que acaba de publicar seu primeiro livro para adultos, "Montado no ponteiro grande do relógio", além de roteirista de cinema, também estará no evento.

O jornalista e escritor, Audálio Dantas, autor de mais de dez livros, e uma de suas reportagens, sobre a favela do Canindé, em São Paulo, é outro nome confirmado. Ainda na lista, estão: Georgette Sillen de Caçapava (SP), arte-educadora e escritora, autora dos livros da série "Lázarus", além de "Fábulas ao Anoitecer" e "As Crônicas de Kira", pela Giz Editorial; e Eromar Bomfim, autor do livro "Coisas do Diabo Contra", oferece um álibi para a consciência de seus personagens, e também para a do leitor, diante do crime cometido por Matias de Aragão.

O jornalista Marcelo Duarte, que publicou dez volumes da coleção "O Guia dos Curiosos", também estará nesta edição do Salão do Livro. Ele apresenta o programa "Loucos por futebol" na ESPN Brasil e tem programas nas rádios Bandeirantes e BandNews FM.

A jornalista mineira, Laura Conrado, ganhadora do Prêmio Jovem Brasileiro como destaque na literatura em 2012, participa do evento. É autora do sucesso "Freud, me tira dessa!" e do livro teen "Só Gosto de Cara Errado". Além de Celso Viáfora, Renato Peters, repórter esportivo da TV Globo de São Paulo, completa a lista. Desde 2012 ele retrata fatos do esporte e do dia a dia nas redes sociais e no site clubedoesportedf de Brasília (DF).
Publicidade

Veja também