5 nomes da região podem disputar pleito em 2018

Na 10ª RA, PSDB, DEM, PSB e PMDB já cogitam postulantes para cargos de deputados estadual e federal na corrida eleitoral

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 24/12/2017
Horário 10:00

Embora o período da propaganda eleitoral no rádio e na televisão só comece em agosto do ano que vem, partidos políticos já cogitam os primeiros nomes como postulantes para o pleito de 2018. Na região de Presidente Prudente, a corrida pelas cadeiras da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), e Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), na capital, deve ser disputada por cinco candidatos. Para o cargo de deputado federal, poderão ser lançados Izaque José da Silva (PSDB); e Milton Carlos de Mello, Tupã (DEM). Já para deputado estadual, representantes apostam em Ed Thomas (PSB), Paulo Lima (PMDB) e Mauro Bragato (PSDB). Atualmente vinculado ao Ministério da Cultura, o prudentino Fabio Sato (PPS) afirma que ainda pondera a possibilidade de candidatura e deverá tomar uma decisão até março do ano que vem, prazo máximo para solicitar a exoneração do cargo que ocupa.

O presidente do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) em âmbito municipal, José Avansini, expõe que o candidato natural indicado pelo partido na esfera estadual é Mauro Bragato, que, apesar de ter sido condenado por improbidade administrativa no ano passado, atualmente está com os direitos políticos reestabelecidos, e continua trabalhando para recuperar seu mandato. O ex-parlamentar ressalta que está com um recurso em andamento e, independente disso, busca a credenciação para tentar o pleito de 2018. Na ordem federal, as projeções do partido estão voltadas para Izaque Silva, que é o único representante regional a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados e deve tentar agora a reeleição.

Avansini enfatiza a necessidade de o eleitor votar em postulantes regionais, uma vez que tal representatividade “favorece a destinação de verbas públicas para a região”. “Não podemos mais compactuar com os famosos paraquedistas, que ganham uma enxurrada de votos pelos nossos eleitores, mas nada fazem pela nossa região. Um caso bastante conhecido foi o do Tiririca, que computou um absurdo de votos, porém, sequer contribuiu durante o seu mandato”, avalia.

Com relação ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), o deputado estadual Ed Thomas confirma que tentará a reeleição em 2018. Segundo ele, ainda que não haja a formação de uma chapa para deputado federal, o interesse do partido é estar com aqueles que tentarão a candidatura na região, considerando que é a favor do voto distrital e do “fortalecimento da 10ª RA [Região Administrativa] do Estado de São Paulo”.

 

Outros partidos

O presidente do DEM (Democratas) local, Alfredo José Penha, aponta que o pré-candidato do partido a deputado federal é Tupã, o qual já havia feito o anúncio em sua página do Facebook em novembro, após um encontro com um grupo de amigos em Regente Feijó. “Estivemos reunidos pela manhã e o grupo decidiu: somos pré-candidatos a deputado federal. Ao meu lado, quero amigos”, escreveu o ex-prefeito de Prudente e atual gerente regional do núcleo regional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) na publicação. Penha acredita que Tupã tem “muitas chances” de ser eleito pelo povo em virtude de seu trabalho como chefe do Executivo em um polo regional, o que o credencia a representar toda a região. “Sem falar que ficaríamos sem qualquer tipo de representante se o Izaque voltasse ao cargo de vereador”, argumenta.

O presidente do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), Carlos Dias, por sua vez, destaca que, até março do ano que vem, o partido poderá definir algumas indicações. Para deputado estadual, aponta como nome forte o prefeito de Flora Rica, José de Castro Aguiar Filho. Já na camada federal, as apostas recairão sobre Paulo Lima. Carlos salienta que a região de Prudente é composta por mais de 800 mil pessoas, número capaz de eleger até três candidatos estaduais e federais. “O grande problema é que muitos ainda fazem campanha para candidatos de fora, que não trazem benefícios para cá”, comenta.

O presidente do PSD (Partido Social Democrático), Fioravante Scalon, pontua que o partido insiste na candidatura do vereador Enio Luiz Tenório Perrone para deputado estadual, mas o mesmo ainda se mostra relutante.

 

Publicidade

Veja também