5 padres serão transferidos entre paróquias da Diocese de Prudente

Em ofício, bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos declarou que as mudanças buscam atender às necessidades das igrejas e demandas pastorais; posses ocorrerão na 2ª quinzena de outubro

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 01/10/2020
Horário 09:00
Pascom Diocese de Prudente - Padre Evandro Carbonário irá para a Paróquia Sagrada Família, em Epitácio
Pascom Diocese de Prudente - Padre Evandro Carbonário irá para a Paróquia Sagrada Família, em Epitácio

Ontem, a Diocese de Presidente Prudente. anunciou a lista dos padres que serão transferidos de paróquia. A mudança, conforme explicou o bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos em ofício, busca atender às necessidades das igrejas e demandas pastorais da Diocese, para que assim, todas as paróquias e setores continuem a contar com um sacerdote residente para dar continuidade aos trabalhos, de acordo com as demandas e necessidades locais. Ao todo, cinco padres serão nomeados em outras paróquias neste mês.
Conforme o anúncio, as posses em suas novas funções ocorrerão na segunda quinzena do mês de outubro, em dia e horário a serem definidos. “Contando com a compreensão, acolhida e oração de todos, firmo a presente, desejando fecundo e rico trabalho pastoral”, descreveu o bispo.

Transferência dos religiosos

O padre Evandro Carbonário – atual pároco da Paróquia Santa Luzia, Anhumas, assumirá a Paróquia Sagrada Família, em Presidente Epitácio.
O monsenhor Miguel Valdrighi, vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Presidente Prudente, assumirá a Paróquia Santa Luzia, em Anhumas.
O sacerdote Jailton Pereira de Brito, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, distrito de Primavera, assumirá a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Conjunto Habitacional Jardim Humberto Salvador, em Presidente Prudente.
O religioso Luiz Fernando Santana Xavier, atual administrador do Setor Pastoral São Sebastião, em Estrela do Norte, assumirá a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, distrito de Primavera.
Padre Wilton José Milhorança, pároco da Paróquia Sagrada Família, Presidente Epitácio, assumirá a administração do Setor Pastoral São Sebastião, Estrela do Norte.

Importância do "servir"

De acordo com o padre Luiz Fernando Santana Xavier, que assumirá a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, distrito de Primavera, o papel do sacerdócio é exatamente exercer o compromisso de pastor, ou seja, zelar pela comunidade permitindo que ela caminhe segundo o próprio Cristo e o seu evangelho. “O desafio é sempre motivar a todos para compreender esse chamado, mesmo em tempos difíceis. A nossa esperança se pauta, não em coisas perecíveis, mas àquilo que é eterno”, descreve o sacerdote. “O nosso coração encontra conforto quando percebemos a vivência deste mistério profundo. A responsabilidade do padre em uma comunidade é exatamente essa: despertar a comunidade para viver esse mistério em Cristo”, complementa.

“É ZELAR PELA COMUNIDADE PERMITINDO QUE ELA CAMINHE SEGUNDO O PRÓPRIO CRISTO E O SEU EVANGELHO”
Luiz Fernando Santana Xavier

Segundo o padre Evandro Carbonário, ser sacerdote é tornar visível a missão de Cristo, é testemunhar que estão a serviço de Deus e da igreja. “Os padres, chamados à fidelidade e obediência, acolhem a missão confiada, pois onde quer que a Igreja nos envie, somos enviados a transparecer o rosto de Cristo”, frisa o sacerdote. “Claro que onde estamos traçamos planos, projetos e idealizamos metas e sonhamos com a comunidade. Ainda que a Paróquia Santa Luzia de Anhumas inspire muito a ação de Deus no reavivar do Espírito à vida comunitária, Deus tem tudo em suas mãos e esse mesmo Espírito sopra onde e quando quer, e nos movimenta a novos caminhos”, complementa.
O religioso, por entender que é a vontade d’Aquele que o envia, reforça que acolhe com alegria e com obediência, aocumprir a nova missão de conduzir a Paróquia Sagrada Família de Presidente Epitácio. “Para mim não é um recomeçar, mas um continuar. Agora é preciso colher os frutos da comunidade e lançar novas sementes, para que essa dinâmica do Reino de Deus se realize a cada dia e se atualize no mistério Eucarístico celebrado no altar”.

Pascom Diocese de Prudente

Padre Luiz Fernando assumirá a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, distrito de Primavera


 

Publicidade

Veja também