Cinco pessoas, uma mulher, 18 anos, e quatro homens, com idades entre 24 e 32 anos, foram presas nesta terça-feira, em Santo Anastácio, Taboão da Serra e Embu das Artes, por participação em um assalto praticado contra uma residência localizada no Jardim Paulista, em Presidente Prudente, em 26 de novembro. Elas serão ouvidas na 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais) da capital do oeste paulista, onde serão indiciadas por roubo triplamente agravado e organização criminosa e transferidas a unidades prisionais para aguardar o término do trabalho de apuração.
As capturas ocorreram durante a Operação Luxus Chronos, deflagrada pela Polícia Civil, para dar cumprimento a sete mandados de prisões temporárias, bem como 14 de buscas domiciliares, visando a localização dos objetos subtraídos e provas que reforçassem a autoria, além da identificação de eventuais outros comparsas.
As ordens judiciais foram atendidas por cerca de 60 policiais civis em Santo Anastácio, Taboão da Serra, Embu das Artes e na capital paulista. Em Santo Anastácio, duas pessoas ainda foram presas em flagrante por tráfico de drogas.
O crime
Segundo a Polícia Civil, na data do assalto, quatro indivíduos encapuzados pularam os muros da residência e, rendendo proprietários e colaboradores, usando amarras para prende-los, subtraíram joias, valores e cofre. “Para tanto, com ajuda de quinto indivíduo que aguardava do lado de fora, entraram na garagem do imóvel onde consumaram a ação patrimonial, fugindo todos na sequência”, revela o órgão.
“Apenas depois que conseguiram romper as algemas, [as vítimas] acionaram a Polícia Militar que, em sequência, acionou a Polícia Civil, a qual, através da 1ª DIG, imediatamente instaurou procedimento formal e iniciou as diligências de campo, bem como representações e análises de conteúdos em fontes fechadas”, detalha.
Com o andamento das apurações, a unidade especializada solicitou à Justiça os mandados, que foram concedidos e cumprido nesta terça-feira. “Os presos capturados, de início, são presos temporários por 30 dias, por tratar-se de crimes hediondos e, em tese, serão indiciados e depois terão o pedido de suas prisões para conversão em preventiva. O procedimento policial continuará visando esclarecer se há ou não receptadores, bem como outros envolvidos”, finaliza a Polícia Civil.

Foto:Deinter-8
Em Santo Anastácio, duas pessoas ainda foram presas em flagrante por tráfico de drogas