A CNT (Confederação Nacional do Transporte), em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), lançou ontem a 21ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias. Para a região de Presidente Prudente, o resultado não é dos melhores, uma vez que o levantamento mostrou que 50% dos trechos analisados estão em estado “regular” e os outros 50% “bom”, isto é, 6 para cada. Contudo, a situação é bem diferente do último ano, quando as rodovias em boas condições representavam 66% dos 12 fragmentos inclusos. Relativa ao ano de 2016, a pesquisa avaliou cinco estradas que cortam o entorno.
Os 12 pontos em questão representam 1.526 km de rodovias na região. Para que a análise seja feita, a pesquisa leva em conta o pavimento, sinalização e geometria dos trechos, que vão traduzir o estado geral de cada um. Conforme tabela, a sinalização é o aspecto de melhor condição, uma vez que 33,33% dos locais avaliados estão com o índice “ótimo”. No entanto, na Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563) até a BR-262, a avaliação foi de “bom” para “ruim” de um ano ao outro, assim como a Arlindo Bettio (SP-613), que foi de “ótimo” a “regular”.
Sobre isso, o DER (Departamento de Estradas e Rodagem), que tem concessão das vias, relata que na SP-563 a sinalização existente foi trocada e está boa, conforme a engenheira de serviços de operação do órgão, Helena Souza Aguiar. Já na SP-613, o problema originário pela sinalização diz respeito aos radares instalados no trecho. “Por estar às margens do PEMD [Parque Estadual Morro do Diabo], foi uma exigência do Ministério Público, em exigência para preservação da fauna local”, explica.
Além disso, se analisar a tabela, a Assis Chateaubriand (SP-425) até a BR- 267, que também é de cuidado do DER, caiu de “bom” para “regular” em todos os quesitos. Ainda de acordo com Helena, isso se dá pelo momento de obras que a rodovia apresenta, em busca de melhorias para a população. A mesma justificativa foi dada para a Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294).
A pesquisa também avalia a situação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no qual o relatório mostrou que os índices praticamente permaneceram os mesmos, porém, os melhores da região, com destaque para o pavimento (até a BR-374), que melhorou de “bom” para “ótimo”. A Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), que atua na via, justifica que promove constantes melhorias com o objetivo de modernizar e ampliar o corretor da Raposo.
A empresa também argumenta que “vale mencionar os investimentos recentes promovidos pela concessionária na SP-270, como a entrega de passarela de pedestres no trecho urbano de Presidente Prudente, a construção da via marginal em Presidente Venceslau e a entrega do trevo de acesso a Caiuá, obras que conferem mais segurança e conforto aos usuários”.
“Para que a análise seja feita, a pesquisa leva em conta o pavimento, sinalização e geometria dos trechos, que vão traduzir o estado geral de cada um”
Comparativo
Em relação ao ano de 2016, a região de Prudente mostrou uma estagnação nas condições das rodovias, levando em conta os demais quesitos analisados. No entanto, no estado geral, de acordo com a CNT, é o mais importa, pois mostra a situação média. No último ano, dos 12 trechos, oito estavam em boas condições e quatro regulares, diferente deste ano, que ficou meio a meio. O cenário de piora nas rodovias segue a situação federal, já que a classificação regular, ruim ou péssima atingiu 61,8%, enquanto em 2016 esse índice era de 58,2%.
Investimentos
Apesar da estagnação, o DER informa que as rodovias que integram a malha viária de Presidente Prudente receberam investimentos de R$ 161,65 milhões em obras concluídas, totalizando 173,70 quilômetros de intervenções em rodovias estaduais não concedidas. As obras incluíram recuperação de pista, correção de ondulações e deformidades, regularização de pavimento, reabilitação de sinalização horizontal e vertical, entre outras melhorias. Além disso, toda a malha viária do DER passam regularmente por serviços de conservação e manutenção, como operação tapa-buraco, roçada, poda e limpeza.
RODOVIAS DA REGIÃO
Rodovia |
Extensão (km) |
Estado geral |
Pavimento |
Sinalização |
Geometria |
Raposo Tavares (SP-270) |
280 |
Regular |
Regular |
Bom |
Ruim |
Raposo Tavares (SP-270) até BR-267 |
38 |
Bom |
Bom |
Ótimo |
Regular |
Raposo Tavares (SP-270) até BR-272 |
159 |
Bom |
Bom |
Ótimo |
Regular |
Raposo Tavares (SP-270) até BR-374 |
179 |
Bom |
Ótimo |
Ótimo |
Regular |
Assis Chateaubriand (SP-425) |
304 |
Bom |
Bom |
Bom |
Bom |
Assis Chateaubriand (SP-425) até BR- 265 |
49 |
Bom |
Regular |
Ótimo |
Regular |
Assis Chateaubriand (SP-425) até BR- 267 |
36 |
Regular |
Regular |
Regular |
Regular |
Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) |
301 |
Regular |
Regular |
Bom |
Regular |
General Euclides de Oliveira Figueiredo (SP -563) |
67 |
Bom |
Bom |
Regular |
Regular |
General Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563) até BR-158 |
59 |
Regular |
Bom |
Regular |
Regular |
General Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563) até BR-262 |
49 |
Regular |
Bom |
Ruim |
Regular |
Arlindo Bettio (SP-613) |
5 |
Regular |
Regular |
Regular |
Ruim |
Fonte: Pesquisa CNT de Rodovias 2017