500 atletas disputam torneio de férias na Acae

Esportes - Jefferson Martins

Data 08/07/2015
Horário 08:52
 

Encontro de amigos, familiares, e ainda realizar uma atividade física, que faz bem para o corpo e para a mente. É com este objetivo que cerca de 500 atletas competem em duas modalidades: futsal e vôlei, na 16ª edição do Torneio Intercolonial de Inverno – Hélio Takahashi, nas quadras cobertas da sede campestre da Acae (Associação Cultural Agrícola de Esportes) de Presidente Prudente. Ao todo são 50 times – 11 de vôlei e 39 de futsal, divididas em 14 categorias, por faixa etária.

Além da Acae, outras dez entidades da comunidade nipônica da região também estão inscritas no campeonato que teve início anteontem e vai até o dia 31 de julho. Segundo Mauro Aoqui, diretor de esportes do clube, o objetivo buscado, desde a primeira competição, é a interação entre os membros da colônia japonesa. "A união e a interação sempre foi valorizada por nós e serve para fortalecer a amizade entre os mais jovens com os mais velhos", afirma. As partidas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h15 às 21h.

Aoqui cita ainda um dos pontos que mais valem a pena, na competição. "Valorizamos muito a família, e isso deixa tudo ainda mais interessante", diz. Tradicional entre a comunidade, o diretor fala que é aguardada com ansiedade pelos atletas. "Muitos deixam de viajar, aproveitar as férias, só pelo prazer de disputar a competição. Eles esperam muito por esse campeonato", conta. Mas garante, ninguém alivia quando a bola rola. "São todos amigos, mas quando o jogo começa, todo mundo quer ganhar e eles se preparam muito para isso", diz.

 

Homenagem

O Intercolonial de Inverno faz uma homenagem a uma das figuras mais importantes para o torneio, Hélio Takahashi, falecido há três anos, depois de lutar contra um câncer no intestino. "Fomos os responsáveis, eu, ele e Mario Maeda, pela volta do Intercolonial, há 16 anos e desde então não paramos mais, por isso é importante valorizar sua memória. Era uma pessoa muito boa. Nos deixou antes de terminar a 13ª edição", diz Aoqui.

 

SAIBA MAIS

CLUBES PARTICIPANTES

Além da anfitriã Acae, Aceo (Associação Cultural e Esportiva Okinawa Kenjin), Acevi (Associação Cultural E Esportiva Vila Indústrial), Círculo Católico Estrela da Manhã, Templo Nishi Honpa Hongwanji, Templo Nissenji, Seicho-No-Ie e Yuukyo-Gumi, atuam por Presidente Prudente. Completam os representantes a Acad (Associação Cultural Agrícola Desportiva Pirapozinho) de Pirapozinho; Aceam (Associação Cultural, Esportiva e Agrícola Nipo-Brasileira de Álvares Machado) e Acenba (Associação Cultural E Esportiva Nikkey de Bastos).
Publicidade

Veja também