51 anos: Unoeste é sustentável, tecnológica e nota máxima

Conceito 5 pelo MEC, universidade comemora novo ciclo neste 3 de outubro com investimentos altos em tecnologia e expansão de cursos nos campi fora de sede e até no exterior com a EAD

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/10/2023
Horário 04:15
Foto: Arquivo/Marketing Unoeste
Vista aérea do campus 2 da Unoeste; complexo foi inaugurado em 1.987 para abrigar cursos nas áreas das Ciências Agrárias, Humanas e Sociais Aplicadas
Vista aérea do campus 2 da Unoeste; complexo foi inaugurado em 1.987 para abrigar cursos nas áreas das Ciências Agrárias, Humanas e Sociais Aplicadas

3 de outubro de 1972. Há exatos 51 anos, o sonho dos professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima começava a se tornar real. E a região de Presidente Prudente ganhava uma universidade que cinco décadas depois se consolidaria como a principal referência de ensino superior no oeste do estado de São Paulo. O aniversário de 51 anos comemorado nesta terça-feira (3) tem muitos motivos recentes para serem comemorados. Entre eles, a obtenção do conceito máximo (nota 5) pelo MEC, o destaque no Ranking Mundial de Sustentabilidade, os investimentos pesados na alta tecnologia e empreendedorismo que fazem a formação acadêmica na Unoeste ser diferenciada, atingindo o nível de excelência e a expansão no número de cursos nos campi fora de sede e até no exterior por conta da EAD (Educação a Distância).

Voltando ao tempo, na década de 1970 a Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura) – atual mantenedora da Unoeste – deu início às licenciaturas em Estudos Sociais, Letras e Pedagogia. De lá até a década de 1980, a jornada foi trilhada com entusiasmo, competência e a chegada de novos cursos, a exemplo da Odontologia. Até que no ano de 1987 surge a marca Unoeste, que hoje oferta cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e ensino a distância em todas as áreas do conhecimento. Só em Presidente Prudente, nos seus campi, são ofertados cursos técnicos, além de mais de 100 opções de graduação e mais de 140 de especialização presencial e a distância. Tem ainda os mestrados e doutorados. A Unoeste conta com uma comunidade de aproximadamente 16 mil pessoas, entre alunos e colaboradores, e também está em Jaú e Guarujá com seus novos campi, oferecendo a formação em Medicina e outros cursos.

Inclusive, já anunciou novidades para o Vestibular 2024.1, amplificando o leque de opções nos campi fora de sede. Além de Medicina e Biomedicina semipresencial, Guarujá passa a ofertar neste vestibular a abertura dos cursos de Administração, Educação Física, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição e Pedagogia. Já o campus de Jaú, que vinha oferecendo Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, terá também Administração, Biomedicina, Educação Física, Nutrição, Pedagogia e Psicologia. Essas novidades são todas na modalidade presencial.

ORGULHO QUE NÃO SE MEDE
O diretor geral da Apec/Unoeste, Augusto Cesar de Oliveira Lima, falou sobre esse dia tão importante para a IES (Instituição de Ensino Superior). “Estamos muito orgulhosos desses 51 anos da Unoeste, que reforça a cada novo ciclo seu papel de transformar vidas pelo conhecimento. Seja em ensino, pesquisa e extensão, estamos sempre à frente. Inovando e trazendo o que há de melhor para nossos colaboradores, alunos e também à toda população das regiões que estamos inseridos, principalmente Presidente Prudente, Jaú e Guarujá”, destacou.

Cesar também expressa seu contentamento em relação ao resultado da avaliação de recredenciamento institucional junto ao MEC e divulgada em agosto deste ano. “O ano de 2023 foi ainda mais especial pela conquista do conceito máximo, nossa nota 5 junto ao MEC, na avaliação de recredenciamento institucional. Temos a missão de uma formação atual, crítica-reflexiva, com papel forte na responsabilidade social e ambiental e estamos constantemente exercendo isso e evoluindo. Estamos com novos cursos sendo ofertados em Jaú e Guarujá, um novo polo de EAD agora nos Estados Unidos, enfim... Muitas são as novidades! A Unoeste é uma universidade que sabe do seu papel e o quanto é importante para a educação, saúde e desenvolvimento das suas regiões, estado e país”, completou.

SUSTENTABILIDADE
Antes do conceito máximo tão comemorado pela comunidade acadêmica, no jubileu de ouro, a Unoeste conseguiu ser destaque no âmbito da sustentabilidade quando da divulgação do Ranking Mundial de Impacto (2023), da Times Higher Education (The). O ranking, relacionado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), elencou 1.591 universidades de 112 países. Apenas 3% são do Brasil, sendo que a Unoeste se destacou entre as cinco melhores particulares.

INVESTIMENTOS TECNOLÓGICOS
Uma outra máxima da Unoeste tem sido nos últimos anos investir também em tecnologia de ponta aliada ao ensino responsável em locais tecnológicos e inovadores. Exemplo disso é o Projeto Betha, onde já foram investidos mais de R$1,5 milhão. Novos investimentos estão previstos e devem totalizar mais de R$3 milhões em inovação e tecnologia. Destaque para as Salas Betha em todos os campi da universidade e que reúnem ensino lúdico e gamificado em cenários que utilizam realidades virtual, aumentada e mista, metaverso, peças 3D e aplicativos desenvolvidos na própria universidade, proporcionando “imersão tecnológica exclusiva”. Além disso, fazem parte desses investimentos a Arena Lab no campus 1 e o MultiversoLab, que atualmente está em construção no campus 2 de Prudente.

 

Saiba mais da história
Em 3 de outubro de 1972 foi publicado o decreto federal que autorizou o funcionamento da Faclepp (Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente), da Apec. Os três cursos pioneiros foram Estudos Sociais, Letras e Pedagogia, com início das atividades acadêmicas em 17 de outubro do mesmo ano, provisoriamente no Colégio Cristo Rei. Mas, a aula inaugural ocorreu quatro dias depois, dia 21.

Ao mesmo tempo, a Apec iniciava a construção de seu primeiro prédio, inaugurando em fevereiro de 1973, o bloco A do campus 1. A partir daí, novas graduações foram idealizadas ano a ano. Inovou com a Faculdade de Odontologia, em 1974, mudando o cenário da saúde no oeste paulista. Em pouco tempo, a instituição contemplava todas as áreas do conhecimento.

Ao debutar em 1987, houve a transformação de faculdade em universidade e a Apec tornou-se mantenedora da Unoeste. Em 2018 e 2019 iniciou a construção de uma nova história também nos municípios de Jaú e Guarujá, respectivamente, a princípio com o curso de Medicina. Desde 2021, essas cidades já contam com os novos campi da Unoeste, que também oferecem outras graduações e pós. Em abril de 2021, a universidade de raiz prudentina garantiu presença no Japão, com o seu primeiro polo internacional de Educação a Distância. E no mês passado, o Dr. Cesar assinou a documentação para abertura de um segundo polo internacional, desta vez norte-americano, em Orlando, no estado da Flórida.

Fotos: Arquivo/Marketing Unoeste

Início do Campus 1 da Unoeste, em 1.973, no Jd. Bongiovani; imagem mostra movimento de carros no Bloco A, onde aconteciam as aulas de Estudos Sociais, Letras e Pedagogia


Além de clínicas e laboratórios, hoje o campus 1 abriga as faculdades da Saúde, de Engenharia Civil, Informática e outros cursos técnicos e superiores


Campus Guarujá, inaugurado oficialmente em maio de 2022, ano em que a Unoeste completou seus 50 anos


Campus da Unoeste em Jaú, inaugurado oficialmente em agosto deste ano

Publicidade

Veja também