52% dos prefeitos empossados na região têm ensino superior completo, diz Seade

Perfil dos escolhidos pelos eleitores foi elaborado com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 14/01/2017
Horário 09:01
 

A Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) elaborou e divulgou, neste mês, um levantamento do perfil dos prefeitos eleitos ou reeleitos nas eleições municipais de 2016, com base em dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O estudo aponta que, dos 53 chefes do Executivo escolhidos pelos eleitores na região de Presidente Prudente, 28 ou 52,8% contam com ensino superior completo. Entre os restantes, 14 (26,41%) têm ensino médio completo, enquanto que três eleitos, ou seja, 5,66% do total, têm ensino fundamental incompleto. Na pesquisa, a fundação expõe ainda informações sobre a faixa etária dos eleitos, bem como suas ocupações antes da posse.

Jornal O Imparcial Sociólogo diz que questão econômica é determinante

O economista, sociólogo e professor da Toledo Prudente Centro Universitário, Wilson de Luces Fortes Machado, esclarece que existem vários fatores que determinam a escolha do candidato pelo eleitor. Diz que, entre eles, ainda hoje, o mais importante é a questão econômica. "A questão econômica não necessariamente apenas do candidato, mas de seu grupo de apoio", destaca. Pontua que os candidatos com maior renda têm maiores oportunidades de cursarem o ensino superior e, consequentemente, convivem em círculo de apoiadores e amigos com a mesma condição.

"Tendo em vista que nenhum candidato trabalha mais com um plano de governo claro, o que conta em uma eleição é a capacidade de seduzir o eleitor. Este convencimento pode vir por autoridade de quem faz a campanha, por exemplo, com apoio de um prefeito, que tem a máquina administrativa em sua mão, o poder econômico, e, finalmente, o fator rejeição, que deve ser baixo", declara o especialista. "Não vejo nenhuma indicação de que houve uma mudança profunda na consciência do eleitor, principalmente se considerarmos que foi uma eleição com elevado grau de abstenção", complementa.

 

Faixa etária

No que diz respeito à faixa etária, o levantamento mostra que 26 dos 53 dos prefeitos eleitos, ou seja, 49%, têm entre 45 e 59 anos. Outros 16 (30,1%) figuram com idades abaixo de 45 anos, com destaque para a chefe do Executivo de Sandovalina, Amanda Lima de Oliveira (DEM), a mais nova na região, com 25 anos. Por outro lado, 11 prefeitos, ou 20%, estão entre aqueles com 60 anos ou mais. Neste quesito, quem chama atenção é o escolhido nas urnas em Iepê, Antônio Menocci (SD), que tem 86 anos.

 

Ocupação

No levantamento, a Fundação Seade expõe qual era a ocupação dos políticos antes de serem eleitos em 2016. Entre os 53 escolhidos nas urnas, oito já exerciam o cargo majoritário no Executivo, isso nos municípios de Caiabu, Irapuru, Junqueirópolis, Osvaldo Cruz, Piquerobi, Pirapozinho, Regente Feijó e Santo Expedito. Outros oito candidatos eleitos eram servidores públicos municipais, enquanto o restante se divide entre médicos, professores, aposentados, comerciantes, entre outros profissionais.

 

Detalhe

Entre os prefeitos eleitos citados pela Fundação Seade no levantamento, apenas o nome do chefe do Executivo de Álvares Machado, José Carlos Cabrera Parra (PSDB), consta com detalhamento do TSE, o qual aponta que seu registro de candidatura foi deferido com recurso em 31 de outubro de 2016.

 

SAIBA MAIS

Além do perfil dos prefeitos eleitos, a Fundação Seade informa que já atualizou o banco de dados disponível sobre RNC (Relação de Nomes e Cargos), colocando à disposição do público contatos e informações dos atuais poderes Executivo e Legislativo dos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo. Estão no levantamento, disponível no portal eletrônico da instituição, dados dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que tomaram posse em 2017, por exemplo.

 

 
Publicidade

Veja também