6º episódio da série Update Empresarial - Como estragar tudo na sua empresa?

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 15/08/2020
Horário 06:00

Você já estragou tudo na sua empresa?
Quando eu digo sua empresa, entenda que você (eu empresa), você (funcionário de uma empresa), você (sócio de uma empresa), enfim, todos nós somos empresa.
Se a resposta para a pergunta inicial deste artigo foi não, eu nunca estraguei nada na minha empresa, eu digo para você então: você está no caminho errado. Maluco isso, né? Então vamos lá.
Só consegue ter sucesso na sua empresa quem errou e estragou tudo, se você já faliu, se você já quebrou, se você já se arrependeu, enfim, se estragou tudo pelo menos uma vez na vida você está no caminho certo. Mas, calma!
Talvez, antes de estragar tudo você consiga ver que está aprendendo muito com todos os erros. Se você pegar só as coisas estragadas que fez e remoer isso até esgotar seus pensamentos, isso poderá virar um trauma. Mas se você anotar tudo debaixo dos escombros depois de tudo ter acontecido de errado, descrever tudo que fez de errado, chorar e depois respirar fundo, garanto que você poderá ir se reerguendo e todo aquele escombro, terra, pedras e lágrimas sairão da sua vida. 
Você pode estar se perguntando. Isso é motivacional? Eu respondo. Não é motivacional! “É na real!” Motivação dura até após a refeição, depois dá vontade de dormir. Agora a realidade é melhor, pois você irá lembrar de cada erro, mas, lembre-se: utilize o erro para aprender e não virar um trauma. 
Estragando tudo é pensar que sua empresa (volte lá nas primeiras linhas e veja quem é empresa) não precisa pensar em inovar em produtos, serviços, processos e pessoas, não necessariamente nessa ordem, eu sempre coloco pessoas em primeiro.
Pessoas precisam ser ouvidas, precisam ter o propósito de vida alinhado com a empresa. Depois desses dois pilares alinhados meu amigo, pode até parar de ler isso aqui e vá agir, depois volta aqui e continue lendo.
Para quem continuar lendo sem ouvir pessoas e alinhar propósito daqui para frente é só destruição mesmo. Seu produto ou serviço será lembrando por ser péssimo, sua imagem será tão desgastada que apenas preço terá impacto na decisão de compra, ou seja, só se você vender mais barato as pessoas compram de você e mesmo assim, seu produto será péssimo.
Estragar tudo na sua empresa é pensar que tudo que você fez até agora e já tem sucesso se manterá, principalmente depois do novo normal. Até pode manter por um tempo, mas quando todos verem produtos e serviços melhores, mais baratos que o seu e com outra experiência muito melhor do que a que você entrega, aí você vai ver que estragou tudo.
Faremos o último vídeo no canal do YouTube neste sábado, às 9h55.
Fica ligado, atualize-se sempre, o Update Empresarial termina por aqui, mas a coluna Inovação e Tecnologia continuará firme e forte apenas no jornal.
Participe hoje da transmissão ao vivo sobre esse artigo no YouTube do O Imparcial TV.   
 

Veja também