70 educadores debatem sobre reutilização da água em PP

Data celebrada mundialmente contou com a 19ª edição do evento que envolve profissionais da educação de toda a região, além de oportunizar a discussão sobre cuidados com o meio ambiente

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 23/03/2017
Horário 10:19
 

A 19ª edição do Encontro Regional de Educadores em Defesa da Água reuniu 70 educadores ontem, Dia Nacional da Água, no auditório da DE (Diretoria de Ensino) da Região de Presidente Prudente. Neste ano, o evento realizado pelo CBH-PP (Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema) abordou a reutilização de água, recurso finito e de grande valor econômico.

O prefeito prudentino, Nelson Roberto Bugalho (PTB), que também preside o comitê, lembrou sobre a importância de discutir sobre esse tema "importante e imprescindível" com os educadores, que formam e educam os próximos empresários, profissionais e adultos que preservarão e utilizarão os recursos hídricos.

Jornal O Imparcial Evento realizado no auditório da Diretoria de Ensino abordou reutilização da água

Hoje já existem escolas no município com sistemas de reutilização da água da chuva e, segundo o chefe do Executivo, a intenção é implementar mais unidades com "conceitos sustentáveis", inclusive com uso de energia fotovoltaica por meio de painéis solares. "Claro que temos limitações orçamentárias, mas faremos o possível para adotar essas iniciativas de inovação, que precisam ser lideradas pelo poder público", expõe.

A coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Eliana Junqueira, acrescenta que o encontro anual, além de proporcionar a discussão a respeito do cuidado com o meio ambiente é uma oportunidade interessante de diálogo entre os profissionais da Educação municipal das cidades regionais, proporcionando uma troca de experiência sobre as atividades realizadas.

Para a professora coordenadora Vivian Pinheiro, o interessante do evento é que todas as ideias propostas podem ser trabalhadas ao longo do ano com tranquilidade, para que sejam incluídas no conteúdo programático do próximo ano letivo. Já a professora coordenadora Giselle Chinelli de Lacerda, o ensino municipal deve voltar sua atuação para essa área lidar com crianças em uma fase de construção de valores e identidade, fazendo com que absorvam de forma mais eficaz a necessidade de cuidar da natureza.

 

Encontro regional

Este ano a atividade ocorreu simultaneamente em três municípios da área de abrangência do Comitê, sendo eles Prudente, Mirante do Paranapanema e Presidente Venceslau.  De acordo com a programação oficial, nas três localidades o evento contou com a apresentação de vídeos temáticos, grupos de debates, e uma oficina de "filtro pet".

Em Presidente Venceslau, o Encontro foi realizado na Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema – Pontal Flora, que desde o ano passado intensificou os trabalhos de educação ambiental com foco na proteção aos recursos hídricos.  A Pontal Flora apresentou ainda o "simulador de chuvas", equipamento construído especialmente para auxiliar professores e estudantes na melhor compreensão dos efeitos das chuvas no solo, oferecendo a oportunidade de observar, em escala reduzida, o impacto das águas da chuva.

 
Publicidade

Veja também