7ª edição do Enetec espera reunir mil participantes em PP

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 14/10/2015
Horário 08:04
 

Associar o uso da tecnologia como ferramenta na formação educacional do aluno. Este é o principal objetivo do Enetec (Encontro Nacional de Educação Tecnológica), que está em sua 7ª edição e, seguindo o retrospecto positivo dos anos anteriores, deve receber cerca de mil participantes, de todo Brasil, conforme pontua o presidente da comissão organizadora, Celso Tatizana. O Enetec ocorre dia 23 de outubro, das 8h às 16h, no Teatro Universitário César Cava, no campus 1 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente.

O membro da organização informa que o evento é gratuito, porém, as vagas são limitadas. Desta forma, os interessados em participar do encontro devem garantir a presença fazendo a inscrição antecipada, pelo site www.class.com.br. No entanto, Celso esclarece que, caso na hora da inscrição as vagas estejam esgotadas, a pessoa pode comparecer no dia do evento, pois sempre existem pessoas que fazem a inscrição, mas não comparecem e, com isso, "sempre sobra uma vaga para encaixar os interessados".

Jornal O Imparcial Evento será realizado dia 23, no Teatro Universitário César Cava, campus 1 da Unoeste

Porém, o presidente da comissão pontua que, tanto os inscritos quanto aqueles que vão tentar alguma vaga que venha surgir, devem chegar às 8h, horário do credenciamento dos participantes. Isso porque, se a pessoa atrasar e tiver muitos interessados aguardando um lugar no teatro, a organização pode ceder a vaga. "É necessário que todos compareçam no horário estipulado para o credenciamento", explica.

Quanto à importância do Enetec, Celso ressalta que diz respeito ao estímulo dos educadores no emprego da tecnologia, de maneira eficiente, para a melhoria da educação, para o ensino e formação estudantil. "Unir as duas formas de aprendizado em prol do aluno", pontua.

 

Programação

Celso menciona que a programação deste ano está "muito atrativa, interessante e consistente". Ele cita que o encontro foi dividido em três módulos. No primeiro momento, das 9h às 10h, os presentes vão acompanhar uma palestra de abertura sobre alfabetização no Brasil, ligando educação e tecnologia. O momento vai ser ministrado por Denise Silva Rocha Mazzuchelli, psicóloga e mestre em Psicologia da Aprendizagem, integrante do Instituto Alfa e Beto, de Uberlândia (MG).

Das 10h às 13h ocorrem o 9º Concurso Internacional Visual Class, com escolas públicas e privadas, e o 12º Concurso Nacional Visual Class, este direcionado para alunos de escolas municipais. Ambos são concursos de multimídia e integram estudantes dos ensinos fundamental e médio do país. Ao todo, 12 equipes vão participar da disputa. Os participantes terão 10 minutos para apresentar os projetos, que envolvem temas transversais (variedades), como, por exemplo, saúde, cultura e meio ambiente.

Segundo o presidente da comissão, todos os participantes vão receber medalhas e troféus. Já os times campeões dos concursos levam um tablet educacional. Além disso, os três primeiros colocados de cada concurso serão premiados com um curso de inglês multimídia completo.

Após as disputas, os participantes vão acompanhar oficinas simultâneas, das 15h às 18h. Serão três minicursos, mas os inscritos poderão participar de apenas um, como esclarece Celso, devido ao tempo do encontro.

 

Apoiadores

O Enetec é uma realização do Grupo Visual Class, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e da Prefeitura de Prudente. Conta também com o apoio da TES Soluções Audiovisuais, FIPP (Faculdade de Informática de Prudente), Multimídia Educacional, Letra e Ponto, EBS, Toka Editora, Delta Maior, MGB, Dyned, Nexar, IAB (Instituto Alfa e Beto) e do jornal O Imparcial. Mais informações podem ser obtidas pelo 3916-7800.
Publicidade

Veja também