80.473 alunos desfrutam de recesso escolar na região

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 02/07/2019
Horário 07:00
Arquivo - Crianças da rede municipal prudentina ainda seguem com aulas nesta semana
Arquivo - Crianças da rede municipal prudentina ainda seguem com aulas nesta semana

Na região, 80.473 alunos das instituições municipais, estaduais, privadas e superiores, começaram o recesso escolar desde ontem. No principal município da região, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) anunciou que os 19,1 mil estudantes que compõem o corpo discente devem entrar em férias no dia 8 de julho e retornar para o segundo semestre no dia 19 do mesmo mês. Por vez, os 21.362 alunos das escolas estaduais, conforme dados informados pela Secretaria Estadual de Educação, terão um prazo maior. As aulas do segundo semestre começam no dia 31 de julho, de acordo com a resolução da secretaria. O cronograma garante o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), mas cada escola pode organizar de forma autônoma, o próprio calendário pedagógico e de atividades.

Nas escolas particulares do município, aproximadamente 13 mil alunos estão de férias desde ontem, conforme relata o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Presidente Prudente e Região, Antônio Batista Grosso, no entanto, esclarece que não é estabelecida uma data padrão para o início das férias em escolas da rede privada, visto que cada uma possui o seu próprio calendário escolar, entretanto, o período de recesso definido é de 30 dias a partir de julho.

Nas faculdades

A Assessoria de Imprensa da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), informa que o período de recesso dos 18 mil alunos que compõem os sistemas de graduação e pós-graduação já está em efetividade. Na Toledo Prudente Centro Universitário, por sua vez, aproximadamente cerca de 3.500 mil estudantes da instituição entraram de férias ontem. Nas duas unidades citadas, as férias se estendem até o dia 31 de julho, com retorno programado para 1º de agosto. Já na Fapepe/ Universidade Brasil (Faculdade de Presidente Prudente), o retorno de aproximadamente 1,5 mil alunos será no dia 5 de agosto, bem como os 1,3 mil alunos da Fatec (Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente).

Na FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), em Presidente Prudente as férias de meio de ano estão programadas para o período compreendido entre os dias 17 de julho até 4 de agosto. Ao todo, 2.711 alunos estarão de férias. Porém, a unidade reforça que a matrícula para o 2º semestre deverá ser realizada através do sistema on-line no período de 22 a 28 de julho.

Mudanças em 2020

A partir de 2020, as escolas estaduais do Estado de São Paulo terão um novo calendário escolar. Haverá a introdução de recessos de uma semana ao final do primeiro bimestre, no mês de abril, e do terceiro bimestre, em outubro. Assim, alunos e professores terão pausas ao término de todos os bimestres; ao final do segundo e do quarto bimestres, as férias estão mantidas. O objetivo é organizar o calendário e o planejamento das atividades pedagógicas, além de garantir que docentes que atuam nas redes estaduais e municipais consigam conciliar o período de recesso escolar e férias, esclarece a pasta.

O que fazer?

A estudante do Colégio Braga Mello, Maria Eduarda Pereira Tavares, 16 anos, diz que por consequência de estudos “puxados”, nessas férias pretende apenas descansar, focar nas atividades de lazer e ficar com a família.

O aluno do curso de Ciências Contábeis da Unoeste, Gustavo Campus, diz que a universidade é bem dinâmica e disponibiliza recursos tanto para aulas práticas, quanto teóricas, por isso, nessas férias, além de continuar estudando para o exame de suficiência do CRC (Conselho Regional de Contabilidade), pretende continuar com o projeto de extensão e a produção de artigo científico para publicação em revistas, ainda este ano.

Publicidade

Veja também