9ª Semana do Coração termina hoje em Prudente

A 9ª Semana do Coração começou na quarta-feira, com atividades voltadas a médicos e estudantes de Medicina.

PRUDENTE - Alana Pastorini

Data 16/08/2013
Horário 06:46
 

Termina hoje, em Presidente Prudente, a 9ª Semana do Coração, promovida pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Hospital Regional (HR) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente e Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Como parte da programação, está previsto para hoje, às 19h30, na sede regional da Associação Paulista de Medicina (APM), um encontro com o médico do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Cirenza, que falará sobre o estudo Registro Brasileiro Cardiovascular de Fibrilação Atrial.

Jornal O Imparcial O médico Berwanger do Hcor foi um dos palestrantes da 9ª Semana do Coração

Ontem à noite, o médico do Hospital do Coração (Hcor), Otávio Berwanger, ministrou uma palestra sobre a síndrome coronariana aguda, mais popularmente conhecida como doença cardiovascular. O profissional explica que um terço das mortes ocorridas no País, seja por causa de enfermidades ou acidentes, são registradas por doenças do coração. "As causas que contribuem para o aparecimento do mal são: colesterol alto, tabagismo, obesidade, pressão alta, diabete, entre outros", pontua. Os mecanismos de prevenção, segundo Berwanger, vão além de cuidar dos fatores de risco - exigem preparo dos profissionais, que devem prestar um atendimento rápido, em casos de infarto. "Além disso, é essencial acompanhar a recuperação do paciente, bem como analisar as circunstâncias da doença, evitando que a situação ocorra", observa.

Ressalta ainda que hábitos alimentares saudáveis, praticar atividades físicas, evitar o consumo de cigarro e álcool, são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares.

A 9ª Semana do Coração começou na quarta-feira, com atividades voltadas a médicos e estudantes de Medicina. De acordo com a programação, no primeiro dia, a médica do Instituto do Coração (Incor), Ana Paula Marte Chacra, falou sobre Alto Risco Cardiovascular. Na mesma data, foi apresentado o estudo Registro Brasileiro Cardiovascular de Hipertensão Arterial Sistêmica.
Publicidade

Veja também