A chama Sagrada da Esperança

OPINIÃO - Luiz Paulo Jorge Gomes

Data 12/12/2020
Horário 05:00

Independentemente do fundamento, origem e complexidade histórica desse ciclo denominado de ano civil, que em regra tem 365 dias, mas que a cada quatro períodos, somamos a ele mais um dia, experimentando então 366 dias, o certo é que o mesmo é imprescindível ainda nos dias atuais para manter as sociedades em funcionamento, justamente em virtude da organicidade que provoca nas relações e na vida em geral.
Por essa razão, juntamente com tantas outras invenções, ouso a dizer que essa divisão temporal – não o tempo -, mas o ano, é certamente uma que mais repercute na humanidade.
Mas aqui, o que queremos trazer para reflexão vai um pouco além da análise objetiva que esse ciclo nos reflete, principalmente em momentos de grande preocupação e dificuldades como aquele que enfrentamos no presente ano.
Já se preparando para o encerramento de 2020, por maior que tenha sido o desafio enfrentado, o certo é que diante do novo ano que se aproxima, essa chama Sagrada da Esperança se renova e com ela todo um conjunto de bons acontecimentos preenche os nossos dias.

Que neste período possamos verdadeiramente ter um Natal em família, ainda que distantes uns dos outros

Ainda nesse contexto, talvez viveremos um período de Natal de maior incerteza já vivenciado em nossa história recente. Entretanto, ainda assim, não há dúvida que vivemos um momento especial, independentemente da raça, credo ou religião. Momento que passa à margem da situação política, econômica, sanitária ou social e que por si só, acende inegavelmente o brilho no olhar de todos nós.
E Natal é exatamente isso: luz, amor, união. É a celebração do nascimento. É a luz do Espírito Santo que semeada no amor da nossa Mãe Maria, gerou o menino Jesus, consagrando a confraternização de todos os povos.
Por tudo isso, com as oportunas e pertinentes ressalvas, desejamos a todos os brasileiros, de luta, de sentimento, de consciência, de união e de atitude, que neste período possamos verdadeiramente ter um Natal em família, ainda que distantes uns dos outros, e um 2021 preenchido de coragem, esperança e realizações.
Paz e bem!!!

 

Publicidade

Veja também