A criança e a sua percepção 

Em um momento valioso com minha neta, ela olha para mim e diz: “Vovó, eu nasci de dentro da sua barriga. E dentro da barriga de minha mãe, também”. Naturalmente, me surpreendi, ela tem apenas 3 anos e 5 meses. Ela realmente conjecturou sobre questões muito complexas, envolvendo heranças filogenéticas e ontogenéticas. 
O seu pai é meu filho. Eu o gestei. Nós sabemos que o núcleo ativo da personalidade, na concepção psicanalítica, é constituído pelo inconsciente. Este, por sua vez, também possui um núcleo constituído por formações herdadas que passam de geração em geração. Então, ela fez uma excelente constatação. Minha netinha intuiu que sua origem tem muita relação comigo e com toda a nossa família e a família de sua mãe. 
A criança desde muito cedo tem muita perspicácia, vivacidade e percepção aguçada. Ela as vezes, toma água e olha para o meu cachorro e diz: “Vovó ele também está com sede. Quero dar água para ele”. É muito importante valorizar e estimular o pensamento das crianças, dialogar com elas, olhando para dentro dos seus olhos. Quando desviamos o nosso olhar elas percebem. Também percebem quando não a estamos ouvindo. São sensíveis e dependentes e em direção à sua autonomia. 
A atenção, diálogo, respeito, carinho, limite, cuidados com a higiene etc., são essenciais e fundamentais. As crianças são seres incríveis, cheios de energia, curiosidade e criatividade. Devem ser estimuladas. Elas são o futuro da humanidade e merecem todo o amor, cuidado e apoio para se desenvolverem de forma feliz. Brincar é muito importante, essencial para o desenvolvimento, pois ajuda a desenvolver a imaginação, resolver problemas e a lidar com desafios. Desenvolver habilidades sociais e de comunicação. Reduz o estresse e promove a saúde mental. 
As crianças são um tesouro precioso, e é nossa responsabilidade cuidar delas e ajudá-las a crescer e desenvolver-se de forma feliz e saudável. Tudo isso poderá ser validado se as tecnologias como celulares, iPad e outros afins não adentrarem a vida das crianças e tornarem-se protagonistas. Viva o Dia das Crianças!
 

Publicidade

Veja também