A difícil tarefa (quando não se tem informações) de cuidar do doente com Alzheimer 

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 18/10/2023
Horário 04:30

Assumir os cuidados da mãe diagnosticada com Alzheimer não é nada fácil. Misto de tristeza, medo e insegurança bem como proceder da melhor maneira nesta difícil fase do ente querido idoso. 
Deparar que o conhecimento sobre a doença é algo ainda pouco difundido, com muitas lacunas no acesso à informação sobre a condição e de apoio aos familiares. que pode causar uma reação inicial de choque quando vem o diagnóstico.
É uma situação que assusta, porque o Alzheimer não se apresenta com situações relacionadas ao envelhecimento. Infelizmente, este não é um cenário incomum. O Alzheimer é o principal tipo de demência correspondendo a 60% a 80% dos casos diagnosticados.
Também a oferta de terapias hoje disponíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde) se concentra em medicamentos voltados para o controle dos sintomas, mas que não atuam para conter a progressão da doença.
Familiares e cuidadores precisam saber que os medicamentos disponíveis no país do tratamento do Alzheimer são voltados para a redução dos sintomas. Lembrar que as diferentes fases da doença têm sintomas distintos, e isso vai definir o tipo de tratamento. 
Entre os sintomas da fase leve estão perda de memória recente e mudanças comportamentais, como apatia. Já na moderada, o declínio cognitivo afeta a funcionalidade do paciente e já exige supervisão de outra pessoa, e na fase grave, a perda de memória é tanto recente quanto tardia, tem a perda de funcionalidade mais acentuada, dificuldade para se alimentar e ir ao banheiro sozinho, podendo surgir sintomas comportamentais como agressividade, alucinações.
Familiares precisam compreender que estes diferentes sintomas vão delinear os cuidados que envolvem mais do que só a terapêutica medicamentosa. 
A família precisará de uma equipe multidisciplinar, geriatras, neurologistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos que vão ajudar. É o que vemos é que, quando há esse apoio, 
Existe um estigma muito forte do Alzheimer por falta de conhecimento. Quando se tem a compreensão, isso muda todo o cenário e, junto com a equipe multiprofissional, esse cuidador consegue enfrentar melhor a situação.
É nítida a melhora nos sintomas quando o tratamento começa ainda na fase inicial. Precisamos considerar que custos serão necessários para um cuidador, seja um familiar, ou cuidador terceirizado, visto que muitos cuidadores possuem experiência no cuidado destes doentes.
Portanto, busque conhecimento da doença de Alzheimer, em vídeos, artigos, entrevistas, grupos, que com certeza, te fará capacitado para cuidar com segurança e amor.
 

Publicidade

Veja também