A dor de uma família pode ser o conforto de outra...

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 25/08/2020
Horário 04:39

Em uma rápida pesquisa em sites da saúde é afirmado que “doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. É preciso que a população se conscientize da importância do ato de doar um órgão. Hoje é com um desconhecido, mas amanhã pode ser com algum amigo, parente próximo ou até mesmo você. Doar órgãos é doar vida”.
Para muitos, falar sobre este ato ainda é um tabu. Tem quem nem gosta de falar, pois associa a doação com morte. Infelizmente, em um momento de dor de uma família, tratar do assunto é complicado. Por isso, a importância de deixar isso explícito ainda em vida.
A dor de uma família pode ser o conforto de outra. Saber que, de alguma forma, algo do seu ente querido está ainda vivo, pode também aliviar de certa forma. Cada dia mais, as pessoas têm se conscientizado e entendido sobre o assunto. 
Em material veiculado neste diário, foi informado que o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente realizou a 14ª captação múltipla de órgãos da unidade no ano. Com esse gesto de amor e solidariedade praticado pela família de um jovem de 21 anos, vítima de acidente de trânsito, será possível salvar a vida de até sete pessoas. Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, o HR de Prudente registrou nesse ano de 2020 o dobro de captações em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto em 2019 foram realizadas sete doações, neste ano 14 famílias aceitaram fazer a doação dos órgãos de seu ente querido. 
Com isso, 66 pessoas de diferentes localidades tiveram a chance de uma nova vida. Ao todo, foram ofertados seis corações, quatro pulmões, 13 fígados, 26 rins, um pâncreas e 16 córneas. O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto.
É importante saber os procedimentos, entender o que acontece, ter consciência e falar que quer ser um doador e dar vida a quem precisa!

Publicidade

Veja também