A esperança se renova

OPINIÃO - Luiz Paulo Jorge Gomes

Data 28/12/2019
Horário 04:15

Experimentamos neste ano que se finda, algo novo, algo diferente do que há muito se tem vivido em nosso país. Iniciaremos o próximo ano sob a perspectiva da chama sagrada denominada esperança.

Muitas mudanças ocorreram, algumas para melhor, outras nem tanto. Porém, em que pese as adversidades experimentadas, o que nos orgulha é a capacidade de superação do povo brasileiro.

Povo de raça, de sentimento, mas, sobretudo, povo capaz de se superar a cada dia, a cada momento, a cada obstáculo.

Em qualquer lugar passível de habitação humana que vivesse as experiências políticas aqui vividas, teria como contrapartida a deflagração de revolta interna, de confronto entre governantes e governados. Aqui não, diferentemente da revolta, há uma capacidade enorme de conviver sob adversidades e, mesmo assim, evoluir.

No mês de novembro, por exemplo, apuramos o maior nível de arrecadação tributária, desde o mês de novembro de 2014, o mesmo acontecendo com a intenção de contratação de funcionários (o maior desde o mês de outubro de 2013), e o índice de confiança da classe empresarial, principalmente no que se refere a novos investimentos.

Povo de raça, de sentimento, mas, sobretudo, povo capaz de se superar a cada dia, a cada momento, a cada obstáculo

O crescimento das vendas no Natal, da mesma forma, foi o maior dos últimos cinco anos. Não há dúvida que vivemos um momento especial, independentemente da raça, credo ou religião. Momento que passa à margem da situação política, econômica ou social, embora como dito acima, a expectativa desse novo governo que dá sinais claros que conhece os anseios da população e comunga dos mesmos princípios da grande maioria dos brasileiros, acende inegavelmente o brilho no olhar de todos nós.

Neste sentido, é importante nos lembrarmos que não obstante a força econômica vir demonstrando sua predileção enquanto valor das sociedades consideradas modernas, o mundo conclui que esta é apenas uma consequência que deve ter como base não apenas interesses financeiros, mas sim que estejam pautados em questões como a ética, a cidadania, a democracia, a valorização do ser humano.

Por tudo, ressalvadas as pertinentes observações, desejamos a todos os brasileiros, de luta, de sentimento, de palavra, de união, de atitude, que neste período possamos verdadeiramente ter um Natal em família e um 2020 preenchido de coragem e realizações.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também