A História do Futevôlei no Tênis Clube de Presidente Prudente 

“Essa é só a Parte 1 da nossa história em três momentos. Fica de olho, que a próxima vem com mais lembranças e conquistas!”, exclama Denis Andreasi que é quem narra as lembranças da modalidade 

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 12/10/2025
Horário 07:40
Foto: Arquivo pessoal
 Bianca Hiemer e Magal
Bianca Hiemer e Magal

A história do futevôlei em Presidente Prudente, coincide com o início do esporte no TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente). Segundo Denis Andreasi, qual está como um dos diretores do clube, o início dessa história remonta a 1994, quando o sócio Roy Isaac trouxe do Rio de Janeiro uma bola e uma novidade que logo despertaria a curiosidade dos prudentinos: o futevôlei.
Entre a areia e a grama, Roy e os amigos Pérsio, Tiago, Cidinho, Turquinho, Cota, Edmilson e Edson Santos improvisavam as primeiras partidas dentro do Tênis Clube.
“Os sócios Valmir Macarini — que hoje dá nome à quadra — e Vitor Marcondes, atual gerente de esportes do clube, esperavam a vez para jogar. E quando entravam, era só aprendizado... e boas risadas [risos]”, recorda Denis Andreasi, narrador das memórias da modalidade.
Denis menciona, que o grande marco, porém, viria em 1997. Naquele ano, Roy montou uma arena no estacionamento do Prudenshopping e trouxe a Presidente Prudente dois nomes consagrados: Renan, um dos maiores nomes da modalidade, considerado o “rei” do futevôlei, e Magal, craques da Seleção Brasileira de beach soccer. A visita inspirou a construção da primeira quadra oficial de futevôlei do Tênis Clube, na gestão do presidente Nelson Medina, a pedido do então diretor de esportes Valmir Macarini.
“Com muro de arrimo, caixa de drenagem e até a retirada de um coqueiro gigante, o esporte ganhou casa própria. Logo depois, novos nomes chegaram — Bruno Medina, Ricardo Mineiro e tantos outros — e o futevôlei se firmou de vez na cidade”, relembra Denis, em tom saudosista.
Os anos seguintes consolidaram a modalidade. Em 2005 e 2006, Roy novamente movimentou as areias do clube, trazendo Magal e Bianca — multicampeã e um dos maiores nomes da história entre as mulheres — e, posteriormente, Magal e Beth.
Foi nesse período que surgiu uma nova revelação: o jovem craque Ivan Montini, conhecido como “Chaveirinho” e, mais tarde, eternizado como “Fofão”. Natural de Presidente Bernardes, tornou-se referência e é lembrado como o maior jogador de futevôlei que o oeste paulista já viu.
“Talento puro, leitura de jogo absurda e uma técnica inesquecível! Quem o viu jogar, sabe: foi diferente! Hoje, o futevôlei do Tênis Clube soma quase 30 anos de história, construída com amizade, talento e paixão pela modalidade. Essa é só a Parte 1 da nossa história. Fica de olho, que a próxima vem com mais lembranças e conquistas!”, destaca Denis Andreasi.

Fotos: Arquivo Pessoal


Da esq.p/ a dir.: Roy Isaac, Magal, Tiago Marcondes, Vanderlei Galindo, Bianca Hiemer e Pérsio Isaac


Tupã, Beth, Pérsio Isaac e Magal


A carioca Bianca Hiemer, bicampeã sulamericana e seis vezes campeã brasileira



Vitor Marcondes e Mineiro


Ivan Montini e Roy Isaac

Bianca, Vitor, Haroldo e Magal

Denilson, Valmir, Bianca e Magal

Publicidade

Veja também