A incontestável intercessão de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 13/07/2021
Horário 03:33
Foto: Cedida
Imagem doada para peregrinos de Prudente
Imagem doada para peregrinos de Prudente

Santo Expedito carrega o título do Santo das Causas Justas e Urgentes, e milhões de pessoas devotas, do mundo inteiro, já experimentaram a sua incontestável intercessão, com a solução de suas causas mais urgentes e aflitivas. Ele é o padroeiro da juventude, é o protetor dos soldados e viajantes, é o medidor em processos, por isso seus devotos socorrem a ele nas horas difíceis.

E assim fazemos
Ele é o santo que buscamos para as situações que ficam emperradas, amarradas e aí não resta outra alternativa senão a recorrer a Santo Expedito como poderoso intercessor junto a Deus.

Quem é?
A história e a tradição dizem que Expedito, em latim, significa diligente, zeloso, ligeiro, vivo, enérgico, espontâneo, independente, armado levemente e sempre preparado para entrar no combate. Santo Expedito é um santo muito popular, mas nem todos os fiéis atentam para a mensagem central de sua vida: não deixe para amanhã a mudança de vida que você deve fazer HOJE.

Solução
Padre Umberto, reitor do Santuário de Santo Expedito, assegura que seguir o exemplo de Santo Expedito pode ser o fator decisivo entre a nossa salvação e a nossa condenação eterna. Jesus nos adverte para deixarmos preocupações terrenas em excesso de lado (veja Mateus 10,28).  Quantas vezes protelamos nossa conversão definitiva, deixando para amanhã o pedido de perdão, que, por muitas vezes, a nossa própria consciência nos acusa de algum erro, mas pensamos: “Sei que tenho que mudar isso, mas hoje não dá por isso e por aquilo. Quando as coisas melhorarem eu tomarei essa decisão”. O culto à imagem do militar romano do século IV está por todo o país. Pelas esquinas das grandes e pequenas cidades espalham-se faixas e cartazes: "Agradeço a Santo Expedito pelas graças alcançadas". A legião de devotos de Santo Expedito conta com anônimos, famosos, ricos e pobres.

Grupo prudentino
Com a chegada da pandemia do coronavírus (Covid-19), a caminhada que milhares de devotos faziam a Santo Expedito deixou de ser realizada, mas um grupo de Presidente Prudente encontrou um meio de cultuar a devoção ao santo das causas urgentes. Ricardo Gurgel, um dos coordenadores de caminhada, ganhou do padre Umberto, reitor do santuário, uma imagem de Santo Expedito, e providenciou para a imagem uma capela, que fica no lar dos peregrinos por uma semana. A fila é grande para receber a imagem.

Basta fé
Numa dessas passagens na casa de Daniella Patrícia de Oliveira Santos, ela confidenciou que a capela esteve em sua casa em um período complicado da sua família. “Meus pais, irmã e família estavam passando pela Covid-19. E eu, com minha família, também estávamos de isolamento; foram dias difíceis, mas graças à intercessão de Santo Expedito tudo passou. E todos foram curados”.
 
Notícias

Na virada de 2000, a revista Veja já o qualificava como santo "da moda" e noticiava que em 1999 foram feitos 72 milhões de santinhos, quadruplicando os 18 milhões do ano anterior. Na editora Loyola, especializada em títulos religiosos, a biografia de Santo Expedito é uma das campeãs de vendas. Dez mil exemplares em um ano. Em 2004, St. Expeditus ganhou até a primeira página do Wall Street Journal: "Jobless Brazilians Needing Fast Action Call on St. Expeditus". Mas, em 2001, a Vejinha já noticiava que Expedito havia ocupado o primeiro lugar na devoção dos paulistanos.

Devoção
Padre Umberto completa que por sua história de vida e testemunho de fé, a devoção a Santo Expedito é a devoção da coragem, da decisão de seguir Jesus. É a devoção da confiança no seu poder de intercessão junto a Jesus, em nosso favor, pelas causas urgentes de nossa vida. Confiemos em Santo Expedito nas causas urgentes. Deus delegou a ele esta missão de intercessão.

Como votar
Para votar na cidade de Santo Expedito, basta acessar o link www.votetop.com.br/cidade/santoexpedito. A votação vai de 1° de junho a 15 de outubro de 2021. No dia 31 de outubro, serão divulgados os três finalistas de cada categoria.


O grande Santo Expedito
Minha fé em ti é visível
Você é meu intercessor
De causa urgente e impossível.
                                              (José Costa)

Publicidade

Veja também