A necessidade de sangue é universal

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 14/06/2022
Horário 05:19

Hoje é Dia Mundial do Doador de Sangue. Data significativa para ser lembrada e trabalhar a conscientização sobre a importância em doar sangue. Conforme pesquisa, data de 14 de junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. Além de agradecer aos doadores, é um dia de conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir.
Em comemoração ao dia de hoje, conforme publicado neste diário, o Núcleo de Hemoterapia do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente prepara lanche e decoração especial para esta terça-feira, como forma de homenagear os doadores e convidar a população a doar sangue no “Junho Vermelho”, mês de incentivo a esta prática de cidadania. Todos os tipos sanguíneos são importantes, porém, aqueles de Rh negativo esgotam-se primeiro, porque são mais raros na população. 
O sangue, de acordo com o Ministério da Saúde, é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de morte, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para o tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados, etc.) e tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais. A necessidade de sangue seguro é universal. Doar sangue é um gesto de amor, um ato capaz de salvar até quatro vidas. 
Faça sua parte, doe sangue e ajude a manter alta a oferta de sangue disponibilizada pelos bancos de sangue existentes. Sua participação nesta corrente de solidariedade e amor é essencial, salva vidas e te ajuda a contribuir para uma sociedade mais unida e empática. 

Publicidade

Veja também