A ponte da solidariedade: coletor de lixo estudante de Medicina recebe convite para Simpósio de Robótica em SP

SINOMAR CALMONA

Guilherme Mazini, 24 anos, que concilia as aulas integrais de Medicina com o trabalho na coleta de lixo em Prudente, teve seu esforço reconhecido pela família de um médico de renome; Dr. Rafael Mello custeou a viagem do jovem para participar de um congresso de cirurgia robótica em Alphaville

COLUNA - Sinomar

Data 12/11/2025
Horário 04:45
Dr. Rafael Mello e o estudante de Medicina, Guilherme Mazini
Dr. Rafael Mello e o estudante de Medicina, Guilherme Mazini

Guilherme da Silva Mazini, 24 anos, morador de Presidente Prudente, vive uma rotina de dedicação extrema. O jovem, que cursa Medicina através do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) – uma graduação que pode custar até R$ 16 mil por mês —, divide seu tempo entre os estudos e o trabalho como coletor de lixo para manter sua independência e auxiliar a família.
As aulas de Medicina acontecem das 7h30 às 17h10, e o trabalho na limpeza urbana começa pontualmente às 17h, se estendendo até a meia-noite, de segunda a sábado. Para dar conta da agenda apertada, Guilherme precisa sair dez minutos mais cedo da faculdade e se apresentar dez minutos atrasado no trabalho.
"O dia a dia é pesado, o que me motiva é o sonho e a vontade das coisas melhorarem", afirma Guilherme, cuja paixão por servir a comunidade o levou a optar pela área da saúde.

Reconhecimento e oportunidade única
A história de superação de Guilherme, que já havia ganhado destaque nacional, tocou a família do renomado cirurgião robótico, Dr. Rafael Mello, que reside no mesmo condomínio onde o jovem faz a coleta de lixo.
A iniciativa surgiu de Dona Francis Teresita, mãe do médico, que reconheceu o rapaz e se emocionou com sua dedicação.
"A mesma maneira que a medicina é importante, a nossa higiene e nossa limpeza do mundo é tão importante quanto. Qualquer profissão tem um lado muito importante", declarou Francis, que sempre faz agrados aos coletores.
Ao ver o vídeo de Guilherme em ação, o Dr. Rafael Mello se motivou: "Mãe, eu quero fazer alguma coisa por esse menino."
O resultado foi um convite formal para Guilherme participar de um Simpósio de Medicina e Cirurgia Robótica no Hospital de Alphaville, em São Paulo. O Dr. Rafael Mello custeou as passagens aéreas e a hospedagem do estudante, proporcionando uma imersão no que há de mais avançado na área da saúde.

Lição de humildade e gratidão
A experiência foi um sucesso. O Dr. Rafael Mello, através de sua mãe, garantiu os recursos para o translado e a logística da viagem.
"Ele ficou muito feliz. Ele é muito grato, é um menino assim, super humilde, muito grato", relatou Dona Francis.
A história de Guilherme Mazini, que cuida da mãe e da avó e que trocou uma bolsa integral de Enfermagem para ser coletor de lixo por conta da melhor disponibilidade de horário para cursar Medicina, demonstra que a determinação, quando aliada à solidariedade, é capaz de superar as barreiras socioeconômicas e realizar sonhos.
 

Publicidade

Veja também