A SAÚDE E O BEM-ESTAR DA MULHER

Belmiro d’Arce

COLUNA - Belmiro d’Arce

Data 15/03/2020
Horário 08:25

UMA REALIDADE A CONSIDERAR
O exercício dos vários papéis – mãe, esposa, dona de casa, profissional – ainda que fonte de conquistas e realizações, expõe a maioria das mulheres a uma jornada física e emocionalmente desgastante, que prejudica sua saúde e seu bem estar; uma realidade que precisa ser considerada.

PROVIDÊNCIAS PESSOAIS
Ações protetivas por parte de empresas, instituições, governos e sociedade, são indispensáveis. Mas, igualmente importante, são as ações da própria mulher, capazes de prevenir, atenuar e resolver muitos problemas. Assim, independentemente de qualquer outra providência, é essencial que cada mulher faça sua parte, cuidando bem do seu corpo, para se manter com energia, vencer as dificuldades e cumprir sua missão.

CUIDAR DE SI MESMA
Além de ações, como, realizar trabalho profissional em casa, adiar casamento e nascimento de filhos e ter menos filhos, manter hábitos saudáveis é a ação com maior potencial para garantir a saúde e o bem estar.

ELIMINAR LIMITAÇÕES CAUSADAS PELAS DOENÇAS
Os hábitos saudáveis são essenciais para evitar e curar as doenças que limitam a qualidade de vida e a produtividade da mulher: TPM, distúrbios menstruais e da menopausa, leucorreia, enxaqueca, dor de cabeça, excesso de peso, câncer de mama, útero e ovários, etc.

RESPEITAR SEUS LIMITES
É preciso ter tempo para si mesma, agradar-se, sem depender, apenas, do agrado dos outros; simplificar a vida, determinar prioridades, poupar-se e respeitar seus limites. Afinal, muita sobrecarga, é evitável e criada pela própria mulher.

SER MÃE
Não se culpar por trabalhar fora, mas, investir na qualidade do relacionamento com os filhos. A jornada é mais fácil e feliz quando a mulher descobre a alegria de estar com os filhos, brincar, tornar-se criança, transformando a obrigação em prazer. Corrigir, com firmeza amorosa os atos de desobediência, dominação e tirania dos filhos, pois, desgastantes e insuportáveis, têm sido imensa fonte de sofrimento da mulher.

SER ESPOSA
Esforçar-se para manter a qualidade do relacionamento, em todas as áreas; fortalecer o casamento e o companheirismo; dar sem esperar receber; ser amorosa; é ouro.

SER DONA DE CASA
Valorizar o privilégio de estar mais tempo com os filhos, apesar da cobrança social para o trabalho fora de casa, como se o trabalho doméstico fosse sem valor ou inferior.  

SER PROFISSIONAL
Cuidar bem do próprio corpo é o mais poderoso meio para se manter com disposição para expressar seu melhor potencial de produtividade e realização profissional, e suportar as adversidades. Caso necessário e possível, permita-se diminuir a jornada de trabalho, ainda que represente menor ganho financeiro, porém, com aumento expressivo da qualidade de vida.

VENCER OS DESAFIOS
Habilite-se para lidar com os desafios, ciente de que, pior que os problemas é se manter fragilizada, despreparada para enfrentá-los. Enquanto tardam e falham as ações externas que contribuam para seu bem estar, alegre-se, pois está em suas mãos manter bem cuidados e fortes, seu corpo, sua mente e seu espírito. Deus lhe abençoe.

 

Publicidade

Veja também