A universidade e seu  impacto na saúde 

OPINIÃO - Maria Nilda Vieira de Camargo

Data 19/11/2020
Horário 05:05

Como a população de Presidente Prudente e região está enfrentando a pandemia? Há conscientização de um perigo real? É muito importante que as informações oficiais e atualizadas pelas instituições e profissionais envolvidos sejam fortemente divulgadas.
Vivemos tempos difíceis! Devemos estar unidos no combate à pandemia, que é a urgência de saúde do momento. E a universidade tem papel fundamental nesse processo. Por isso, várias frentes estão em andamento.
No ensino, respeitamos todas as exigências para que possamos seguir na jornada do conhecimento. Importante ressaltar que, com respaldo científico, a instituição de ensino tem o dever de contribuir com ações efetivas, analisando as realidades nacional e regional, sempre com a missão de apoiar a sociedade.
Em Prudente e região, diversas ações extensivas vêm colaborando no enfrentamento da Covid-19. Os cursos da área da saúde, por exemplo, não pararam! 
A criação do Telessaúde, com o envolvimento de alunos e professores de Enfermagem, Farmácia e Medicina, dá respaldo para a população em suas dúvidas e presta orientações gerais. Iniciativa que terá continuidade em outras frentes de saúde.
A Biomedicina realizando testagens em parceria com o poder público. A Fisioterapia com a telerreabilitação para pacientes de risco. Atendimento nutricional online realizado pela Nutrição, mantendo o acompanhamento dos pacientes, além de treinamento online aos funcionários de cozinhas de uma instituição de longa permanência para idosos marcado para a próxima semana.

Este é o papel da universidade: servir a população, expandir conhecimentos e fomentar ações sociais

O processo de treinamento e montagem do Centro de Triagem da Covid contou ainda com alunos e docentes de Enfermagem, os quais apoiam os profissionais de campo. A Medicina e as demais áreas da saúde mantiveram suas atividades em hospitais, UBSs (Unidade Básica de Saúde) e ESFs (Estratégia Saúde da Família), ajudando na permanência dos atendimentos.
Este é o papel da universidade: servir a população, expandir conhecimentos e fomentar ações sociais. Esperamos que Prudente e região possam superar este momento com o mínimo de consequências. Em nome de todos os professores de cursos da área da saúde, reforço o nosso compromisso com toda a população. Juntos vamos conseguir!


 

Veja também