O Grêmio Prudente estreia neste sábado, no Campeonato Paulista da Série A2, às 18h, no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, contra o Ituano. Em entrevista coletiva, o técnico Rogério Corrêa disse que a tendência é um time intenso sempre e competitivo. “Nosso time, a tendência é ser sempre intenso, ser competitivo e dar o melhor em campo. Nossa responsabilidade é grande, pois é uma competição muito importante e a gente sabe que precisamos ser intensos, disputar a bola como se fosse a última mesmo, pra poder chegar ao gol”.
A equipe recebeu nove reforços durante a pré-temporada, que foi marcada por muito treinamento em quase dois meses. “Estou muito feliz com a pré-temporada que tivemos, apenas o recesso do Natal e ano novo que deu uma quebrada, mas acho que os jogadores trabalharam bastante e dentro do que foi trabalhado foi feito nos amistosos que tivemos”.
Esta será a segunda participação do Grêmio Prudente na história da A2. O Carcará busca se classificar para o mata-mata pela primeira vez.
Sobre o jogo contra o Ituano, Rogério Corrêa frisou que o fator campo será importante, principalmente diante do torcedor. “Com estádio praticamente novo, gramado novo, a gente espera que a torcida possa comparecer, como está fazendo na Copinha, pois ela é o nosso 12º jogador. Sobre o jeito de jogar do Ituano, a gente tem estudado muito, tivemos alguns amistosos deles para poder ver como é o jogo do adversário. Mas, nós temos equipe para iniciar, equipe que se precisar mexer durante o jogo sem fazer substituição, nós também temos”.
O técnico ressaltou que “todos querem o mesmo objetivo - o acesso”. “Temos que pensar primeiro em fazer os 15 pontos, depois chegar próximo dos 24 pontos para poder classificar. Acho que vai ser jogo a jogo, sempre com os pés no chão. Não adianta eu pensar lá na frente, a gente sabe que é um campeonato difícil, complicado e a gente tem que estar atento, e não podemos errar”.
Para o meia Jonatha, a preparação do time foi incrível. “Foi a melhor pré-temporada que eu já fiz em toda a minha carreira. Acredito que estamos bastante preparados, mas um pouco ansiosos”.
Sobre a reforma do estádio e do gramado, Jonatha disse é o sonho de todo jogador. “Jogar em um estádio reformado, com esse gramado que parece um tapete, é o sonho de todo jogador. Para mim é maravilhoso jogar num campo desse”.
O atleta ressaltou que estrear em casa é muito importante. “A expectativa da estreia em casa é a melhor possível. Estamos um pouco ansiosos para começar logo essa competição, mas estamos bastante confiantes, pois temos um elenco bastante qualificado. Sabemos que é um adversário de peso, com jogadores experientes, mas temos que focar no nosso trabalho, sempre respeitando o adversário”.
Para o goleiro Pegorari, foi uma pré-temporada bem produtiva. “Eu cheguei um pouco depois, mas já deu para implementar no trabalho. Acredito que desde a parte física até a parte técnica, estamos bem preparados para a estreia”.
O atleta acrescentou que é muito importante estrear com vitória. “Eu sempre falo que a Série A2 é um campeonato que todo mundo calça 40, porque não tem diferença entre o primeiro e o último colocado, a gente tem que ter sempre o pé no chão, tratar o primeiro jogo como tão importante quando o último. É muito importante estrear em casa e estrear com vitória”.
Sobre o julgamento da ação em que o Carajás alegava erro de direito, na partida entre o time paraense e o Grêmio Prudente, realizada no último sábado (3), o Tribunal de Justiça Desportiva, decidiu, por unanimidade, pela manutenção do resultado de 2 a 1 para o Grêmio Prudente, válida pela 1ª rodada da Copa São Paulo de Futebol Junior - Copinha 2026.
O Carajás havia entrado com uma ação no TJD, alegando erro de direito durante uma substituição, que aconteceu no segundo tempo e pediu que a partida não fosse homologada.
SAIBA MAIS
• O ano de 2026 representa a 14ª temporada da história do Grêmio Prudente (o time encara competições desde 2012, mas ficou fora das disputas em 2019).
• Será a 2ª participação do Grêmio Prudente na história da A2. O Carcará busca se classificar para o mata-mata pela primeira vez.
• Retrospecto contra o Ituano: 1 derrota (3 x 2 no dia 19 de janeiro de 2025, no Estádio Dr. Novelli Júnior, em Itu).
• O Grêmio Prudente tem um histórico positivo em aberturas de temporada. A última derrota no primeiro jogo do ano foi em 2018. De lá para cá, são quatro vitórias e dois empates.
• O Carcará nunca começou tão cedo uma temporada como começará desta vez. A estreia neste dia 10 de janeiro supera a do ano passado, quando estreou no dia 15 de janeiro.
João Paulo Tílio/Grêmio Prudente

Equipe recebeu 9 reforços durante a pré-temporada, que foi marcada por muito treinamento em quase 2 meses