AAPC encabeça campanha de prevenção ao câncer

Nossa intenção é que elas peguem no pé dos homens com mais de 40 anos que precisam fazer, regularmente, o exame", destaca.

PRUDENTE - Elaine Soares

Data 05/11/2013
Horário 08:50
 

Finda-se o Outubro Rosa e tem início o Novembro Azul. Enquanto no mês passado o foco estava na prevenção do câncer de mama, este mês o alvo é prevenir o câncer de próstata. A campanha nacional é encabeçada na cidade pela Associação de Apoio ao Portador do Câncer de Presidente Prudente (AAPC) e seu presidente Floriano Ielo garante que, embora o assunto em questão seja única e exclusivamente um problema dos homens, as ações dentro da iniciativa terão por objetivo atingir às mulheres.

Jornal O Imparcial Camisetas da campanha podem ser adquiridas a R$ 10

Elas terão a missão de cuidar deles. Como explica Ielo, os homens são "negligentes" no que diz respeito a fazer o exame preventivo e, por isso, precisa contar com as mulheres para não deixarem a saúde lado. "Entre nossas atividades, estamos agendando palestras em empresas, mas preferimos aquelas que tenham mais mulheres. Nossa intenção é que elas peguem no pé dos homens com mais de 40 anos que precisam fazer, regularmente, o exame", destaca.

Além das palestras, uma camiseta também é usada para divulgar a ação e, de acordo com o presidente, a peça do vestuário caiu no gosto dos cidadãos, que têm demonstrado interesse em comprá-la. "A adesão tem sido muito boa. Em uma única manhã vendemos 200 peças e já mandaremos confeccionar o segundo lote", comemora. O presidente reforça que todas as manifestações deflagradas dentro do movimento Novembro Azul terão cunho preventivo e adianta uma segunda edição da campanha para o próximo ano.

 

Diabete


Ainda em Prudente, um grupo formado por integrantes do Hospital Regional (HR) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aproveitam o mês de novembro para combater outra doença: a diabete. Para tanto, iniciam amanhã a Semana de Atenção ao Portador de Diabete. Segundo a Assessoria de Imprensa do HR, até 14 de novembro serão realizadas inúmeras atividades como encontro entre profissionais de saúde e acadêmicos e atividades lúdicas. O uso de roupas na cor azul nas sextas-feiras também é incentivado pelo grupo como "uma forma simbólica de demonstrar preocupação com o controle da doença", explica a membro da comissão organizadora Márcia Marcondes Manganaro, por meio da assessoria.

 

SERVIÇO


PALESTRA

Empresas que desejarem agendar uma palestra com representantes da campanha podem ligar no (18) 3355-4944. As camisetas podem ser adquiridas a R$ 10, na Avenida Marechal Deodoro, 375, Vila São Jorge.
Publicidade

Veja também