Aberta nova oportunidade para se aperfeiçoar em dermatologia

Vagas limitadas e início do curso previsto para o dia 24 deste mês com mais de 80% de aulas práticas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/02/2021
Horário 05:15
Foto: Divulgação
Aperfeiçoamento em Clínica Dermatológica está com as inscrições abertas na Unoeste 
Aperfeiçoamento em Clínica Dermatológica está com as inscrições abertas na Unoeste 

Está aberta para poucos médicos a oportunidade de aperfeiçoamento em clínica dermatológica no curso que tem este nome e com a oferta de apenas oito vagas para a turma 2. Com duração de cinco meses e aulas duas vezes por semana, iniciadas neste mês de fevereiro: dia 24. As inscrições estão abertas no site da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
Verônica Almeida Pastana fez parte da turma 1. Formada em 2015 pela Faculdade de Medicina da Unoeste em Prudente, até dezembro do ano passado trabalhou nas cidades de Santa Mercedes e Junqueirópolis. Atuou em ESF (Estratégia de Saúde da Família) e no pronto-socorro. Deixou o trabalho para fazer residência em dermatologia.
O processo seletivo ocorreu neste começo de ano no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente, parceiro da Unoeste. Aprovada, Verônica credita o resultado alcançado ao fato de ter feito o aperfeiçoamento no ano passado. Também conta que o conhecimento em dermatologia teve grande proveito em sua profissão.
Outra questão significativa e do ponto de vista pessoal, foi o de reafirmar seu interesse por essa área da saúde. Sobre o aproveitamento para o trabalho, diz que o conhecimento ajudou muito em sua atuação na saúde pública, por conseguir diagnosticar problemas e encaminhar pacientes para tratamento com dermatologistas.
Verônica conta que valeu o investimento feito, com resultados logo de início, mas também os já obtidos a médio prazo e os esperados a longo prazo. Afirma que o aperfeiçoamento foi bem proveitoso e entende poder aconselhar outros colegas médicos a se inscreverem na turma 2.

Aulas seguem até 30 de junho

A coordenadora do curso é Marilda Aparecida Milanez, que também atua como professora juntamente com suas colegas Mariana Alvares Penha, Ana Carolina Gonçalves de Paiva e Camila Guimarães Montagna. As aulas irão de 24 de fevereiro a 30 de junho, quartas e quintas de manhã e à tarde.
“A dermatologia é uma especialidade muito requisitada, oferecendo diversas possibilidades para atuação no mercado. Trata a pele, cabelos, unhas e mucosas. O dermatologista pode atuar em diversas áreas, como a clínica, a cirúrgica, a laboratorial, a cosmiátrica, a oncológica, dentre outras, em clínicas particulares, hospitais, atenção básica ou na vida acadêmica e na pesquisa”, explica a coordenadora.
Sobre o curso com a turma 1, afirma que o feedback é muito positivo. Conta que as alunas relataram que se sentiram mais seguras no atendimento a pacientes e as que buscavam conhecer melhor a especialidade, como é o caso de Verônica, se sentiram mais preparadas para processos seletivos, em especial os que têm como um dos critérios de seleção uma prova de conhecimentos específicos na área.
Das 210 horas-aula, 171 são práticas, o que representa 81,4%. As outras 39 são teóricas, ou seja: 18,6%.  As aulas correm no Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, ao lado do HR. Os alunos fazem os processos de atendimento clínico à população, orientados e acompanhados pelas professoras.
Ainda em relação à turma 1, Marilda conta que o curso foi além dos objetivos propostos. “Fornecemos aos alunos conhecimentos clínicos básicos, indispensáveis à prática clínica diária na atenção básica, através de um treinamento intensivo sobre as doenças dermatológicas mais comuns. Desta forma, quem lucra com isso é, sem dúvida nenhuma, a população, que passa a ser melhor assistida num ramo da medicina com muitas doenças altamente prevalentes”, pontua.

SERVIÇO
Mais informações e inscrições no site www.unoeste.br.

Publicidade

Veja também