Abril Marrom alerta para prevenção e tratamento da cegueira

Oftalmologista chama atenção para condições que podem ser revertidas por meio de consultas periódicas e orientação médica

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 14/04/2024
Horário 05:00
Foto: Cedida
Danilo diz que qualquer faixa etária está suscetível a desenvolver problemas oculares
Danilo diz que qualquer faixa etária está suscetível a desenvolver problemas oculares

A maioria das deficiências visuais ocorre devido ao não acesso às consultas oftalmológicas. Ou seja, os erros refracionais, que são as condições que impedem que as imagens sejam formadas de maneira nítida na retina dos olhos, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo, poderiam ser revolvidos com simples uso de óculos de grau ou lente de contato.

A informação é do oftalmologista em Presidente Prudente, Danilo Boscoli, que explica que já as patologias, como catarata, glaucoma, degeneração macular e retinopatias, estão entre as principais causas de cegueira do mundo. Tal alerta merece atenção, principalmente agora durante o Abril Marrom, mês de conscientização sobre a prevenção e tratamento da cegueira.

Especialista em cirurgia refrativa e de catarata, Danilo pontua que as patologias mais frequentes estão relacionadas com os idosos, mas destaca que qualquer faixa etária está suscetível a desenvolver problemas oculares. Relembra que os erros refracionais, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, bem como a catarata, são tipos da cegueira reversível.

No entanto, principalmente o glaucoma, além da degeneração macular, retinopatia, entre outras, despontam entre as causas irreversíveis. “A consulta oftalmológica de rotina é importante devido a algumas patologias, como glaucoma, por exemplo, que na maioria das vezes é assintomática, o que significa que o indivíduo não sente nada nos olhos. Devemos nos conscientizar da necessidade de avaliação visual anualmente ou sempre que necessário”, comenta o médico.

Danilo esclarece que a partir da consulta já são realizados vários exames, além da avaliação do especialista. “Qualquer problema ou patologia em questão será diagnosticado no ato ou após exames complementares. Nossa visão é muito importante, qualquer patologia simples pode levar a danos graves ou até mesmo irreversíveis”, frisa. “Em caso de dor, irritação, vermelhidão, bolinhas ou caroços nos olhos, a pessoa deve procurar seu oftalmologista para diagnóstico e tratamento correto. Muitos tratamentos por ‘achismos’ podem levar a danos irreversíveis”, salienta. 

A fim de cuidar da saúde visual, aponta alguns cuidados que podem ser adotados no dia a dia. “O uso de óculos solar para evitar os raios solares, fazer limpeza após uso de maquiagens e alguns exercícios para postergar a presbiopia são cuidados essenciais no nosso dia a dia”, cita o médico, que ressalta ainda que é indispensável para os trabalhadores a utilização devida de seus EPIs (equipamentos de proteção individual) e das máscaras protetoras para os soldadores.  

Publicidade

Veja também